Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

O BOOM DA NOTÍCIA Quinta-feira, 05 de Setembro de 2019, 16:20 - A | A

Quinta-feira, 05 de Setembro de 2019, 16h:20 - A | A

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Comissão convoca secretária e pede substituição de contêineres usados como salas de aula

O Bom da Notícia

Foi aprovada pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto, a convocação para o dia 2 de outubro, da secretária de Estado de Educação, Marioneide Angélica Kliemaschewsk, na Assembeia Legislativa, para que seja dada uma resposta quanto a morosidade do Estado na substituição de contêineres usados como sala de aula, por prédios de alvenaria, uma vez que foi gerada expectativa desta troca.

 

A Comissão ainda aprovou 19 matérias, dentre elas uma que estabelece regras e prazos para substituição destes contêineres.

 

Na Assembleia, projeto de autoria do deputado Dr. João de Matos (MDB) - PL nº 389/2019 -, levou, inclusive, o colegiado a visitar escolas que oferecem aulas dentro de contêineres. De acordo com o parlamentar, estas escolas conhecidas também como 'escolas de lata', são 'uma vergonha para o estado'.

 

"Nós fomos à Escola Padre Firmo, aqui na capital, dá pena de ver. Sem ar condicionado, as cadeiras quebradas, as paredes com mofo, não tem a mínima estrutura”, completou o parlamentar.

 

Já o presidente da comissão, deputado Thiago Silva (MDB), destacou que o trabalho do colegiado tem conseguido avanços e disse ter informações que hoje há apenas uma escola em Campo Verde ainda funcionando em contêineres.

 

Também foram aprovados no encontro o Projeto de Lei nº 394/2019, que prevê reserva de vagas em cursos superiores de ciências agrárias para estudantes de escolas situadas em zonas rurais e o Projeto de Lei nº 464/2019, que pretende garantir debates antes de fechamento de cursos, turnos e unidades na rede pública de ensino. “Nossa ideia é mudar a forma de se fazer [o fechamento]. Isso precisa ser muito mais discutido com a comunidade”, argumentou o deputado Dr. João de Matos, autor da proposta. Ele ainda cobrou a convocação dos aprovados em concurso para a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) para que sejam ofertados mais cursos técnicos no estado.