Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

CIDADES Quarta-feira, 18 de Setembro de 2019, 14:30 - A | A

Quarta-feira, 18 de Setembro de 2019, 14h:30 - A | A

ALÍVIO

Previsão garante que Cuiabá pode ter chuva na próxima semana, colocando fim a clima desértico

Rafael Medeiros - O Bom da Notícia

Após dias de calor intenso e de clima desértico, Cuiabá pode, finalmente, ter um pequeno alívio nas altas temperaturas e na baixa umidade.

 

Pelo menos é o que apontou o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O instituto indica para a próxima semana, que há uma grande possibilidade de chuva. 

 

Segundo o Inpe, na próximas quarta (25) e quinta-feira (26), há 73% de chances de chover na capital, com pancadas isoladas. E a temperatura máxima durante toda a semana não deverá passar dos 36ºC.

 

Para esta quarta-feira (18), a máxima, no entanto, continua alta de 40ºC. E, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade mínima fica em 15%, considerada como estado de alerta pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Ainda de acordo com a OMS, a umidade relativa do ar ideal, deve variar entre 50% e 80%. Nas condições climáticas que Cuiabá tem enfrentado, atingindo recordes de temperatura e baixa umidade, é necessário que a população esteja atenta a cuidados com a saúde. 

 

Na quinta-feira (19), a máxima chega novamente 40ºC, com a umidade mínima em 23%. Já na sexta-feira (20), a máxima pode atingir os 38ºC e a mínima prevista é de 25ºC. com algumas chances de pancada de chuva. O tempo continua seco, iniciando o dia com a umidade relativa do ar entre 45%, nas primeiras horas da manhã, e 13% no final da tarde.

 

Calor nunca visto por essa geração

 

Cuiabá bateu recorde histórico de calor nesta segunda-feira (16) ao registrar 42,3°C. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) desde 1911 a capital não sofre calor tão extremo, ou seja há 108 anos a capital não teria vivido temperatura tão alta. Leia mais AQUI

 

Chegada da primavera 

 

Na próxima segunda-feira (23), chega a primavera, marcada por uma mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do Brasil.

 

A previsão é que na região Centro-Oeste, as chuvas passem a ser mais intensas e frequentes, marcando o período de transição entre a estação seca e a estação chuvosa.  

VÍDEO

o