Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

O BOOM DA NOTÍCIA Terça-feira, 19 de Novembro de 2019, 10:31 - A | A

Terça-feira, 19 de Novembro de 2019, 10h:31 - A | A

RECOMENDAÇÃO DO MPE

Prefeitura suspende eleição para diretores de escolas em Cuiabá

O Bom da Notícia

A Prefeitura de Cuiabá informou que a eleição para os diretores de escolas foi suspensa para cumprir uma recomendação da Procuradoria Geral do Município e do Ministério Público do Estado (MPE). O pleito já estava em andamento e não há previsão de quando a questão será resolvida.

 

Em ofício enviado às escolas na segunda-feira (18), o secretário municipal de Educação, Alex Vieira Passos, afirma que a suspensão imediata foi recomendada pela 8ª Promotoria de Justiça Cível, para que possam ser feitos "ajustes na legislação municipal de acordo com a decisão do STF".

 

Segundo o MPE, a justificativa para a suspensão é que o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a inconstitucionalidade nas "eleições diretas para a direção de instituições de ensino mantidas pelo Poder Público, com a participação da comunidade escolar".

 

Antes dessa decisão do STF, a comunidade escolar - formada por professores, funcionários, alunos e pais - votava entre os candidatos que cumpriam certos requisitos, como ser concursado. Com a decisão, existe a possibilidade dos diretores voltarem a ser indicados pela Secretaria de Educação, como acontecia até a década de 1990.

 

“O processo de eleição está suspenso no ponto em que se encontra. Já comunicamos ao Ministério Público e ao Sindicato da categoria, a suspensão do edital, para que possamos fazer os ajustes necessários de acordo com a decisão do Superior Tribunal Federal”, explicou o secretário.

 

Além disso, Passos enfatiza que todas as informações serão repassadas pela Secretaria, para evitar a divulgação de notícias falsas. “As etapas do processo estão suspensas até que a gestão e os órgãos de controle se sentem e construam uma saída jurídica possível. Não acreditem em fake news. As informações oficiais serão repassadas pela gestão municipal”.