Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

O BOOM DA NOTÍCIA Sexta-feira, 05 de Julho de 2019, 11:01 - A | A

Sexta-feira, 05 de Julho de 2019, 11h:01 - A | A

SENADOR JAYME CAMPOS

Aprovado projeto que cria a Frente Parlamentar de Defesa das Fronteiras

Da Redação - O Bom da Notícia

(Foto: Reprodução)

senador Jayme Campos.jpg

 

Foi aprovado nesta quinta-feira (04.07), pela Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado Federal, proposta do senador mnato-grosssense Jayme Campos (DEM), que cria a Frente Parlamentar de Defesa das Fronteiras Brasileiras (PRS 38/2019).

 

A proposta foi aprovada por unanimidade e por se tratar de um Projeto de Resolução do Senado Federal, será submetido ao exame da Comissão Diretora da Casa e, posteriormente, para apreciação do Plenário.

 

De acordo com o senador democrata a ideia é reunir um grupo suprapartidário de parlamentares com o objetivo de acompanhar, fiscalizar e propor políticas e ações públicas dirigidas às fronteiras brasileiras, numa ação que Campos classificou como pioneira dentro do Congresso Nacional.


Ainda conforme Jayme Campos, o Brasil possui 17 mil quilômetros de fronteiras terrestres, envolvendo 11 estados da Federação e 588 municípios, que abrangem 27% do território nacional.

 

“A extensão continental das nossas divisas com outros países merece atenção especial e hoje, lamentavelmente, vive estado de abandono. As fronteiras não têm vigilância, o que facilita a entrada de drogas de toda espécie e do contrabando no país”, lamentou Jayme.

 

O relator da matéria na CRE, senador Esperidião Amin (PP-SC), apresentou parecer favorável ao texto do senador de Mato Grosso, destacando a importância da criação dessa frente de parlamentares. “Com efeito, a proposição encerra dupla dimensão. De um lado, os aspectos vinculados aos desdobramentos internos dos assuntos afetos à região de fronteira; de outro, o relacionamento com os Estados lindeiros no tocante às peculiaridades relacionadas com a região limítrofe”, destacou o relator.