Domingo, 05 de Maio de 2024

O BOOM DA NOTÍCIA Terça-feira, 04 de Junho de 2019, 19:57 - A | A

Terça-feira, 04 de Junho de 2019, 19h:57 - A | A

SEMINÁRIO COM DIVALDO FRANCO

"Tragédias Coletivas e as Leis Divinas" serão discutidas em seminário com Divaldo Franco

Da Redação - O Bom da Notícia

(Foto: Reprodução)

Divaldo_Franco.jpg

 

Um dos espíritas indiscutivelmente mais respeitados e famosos do Brasil, Divaldo Franco, de 92 anos, será o palestrante do seminário "Tragédias Coletivas e as Leis Divinas", que ocorrerá em Cuiabá no próximo dia 17 de junho, no Hotel Fazenda Mato Grosso, das 19h30 às 22h.

 

O tema promete despertar atenção pelas indagações que suscitam, em particular, diante dos inúmeros acidentes que envolvem mortes coletivas como a tragédia de Mariana ocorrida em novembro de 2015, deixando 19 mortos após o rompimento da barragem de Fundão, da mineradora Samarco, em Minas Gerais. Ou o voo que levava todo o time do Chapecoense para a final da Copa Sul-Americana, em novembro de 2016, que caiu antes de chegar ao destino, matando 71 pessoas entre jogadores, comissão técnica, dirigentes e jornalistas.

 

Tragédias dolorosas que nos levam à reflexões necessárias. Em particular, como enxergar Deus, mesmo diante do que aparenta ser tanto caos? Como buscar o bem, mesmo diante da aparente vitória do mal?

Mais recentemente temos exemplos igualmente controversos como as mortes dos 10 jovens, entre 14 e 16 anos, que morreram queimados no Centro de Treinamento do Flamengo, no Rio. Os assassinatos comandados por dois jovens - Guilherme Taucci Monteiro de 17 anos e Luiz Henrique de Castro de 25 anos -, que após entrarem no dia 13 de março deste ano -, na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, na região metropolitana de São Paulo, dispararam a sangue frio contra centenas de estudantes, deixando oito pessoas mortas.

 

Ou ainda para além das fronteiras brasileiras o exemplo do atentado a tiros a uma mesquita em Christchurch, na Nova Zelândia, em março deste ano, deixando 50 mortos, após um homem se nomeando Brenton Tarrant entrar em uma mesquita carregando uma metralhadoras semi-automáticas AR-15, e abrir fogo contra os fiéis. A ação foi filmada e transmitida ao vivo pelo atirador em redes sociais, como se fosse 'uma ato heróico' e não um ataque covarde de um psicopata.

 

Tragédias dolorosas que nos levam à reflexões necessárias. Em particular, como enxergar Deus, mesmo diante do que aparenta ser tanto caos? Como buscar o bem, mesmo diante da aparente vitória do mal? Essas e outras reflexões e indagações serão discutidas durante todo o dia por Divaldo Franco.

 

Criando um diálogo sob o olhar da transversalidade, em debates que ampliem a compreensão e ajudem a repensar os 'nossos saberes', na busca de uma nova maneira de enxergar a realidade.

 

Para o presidente da Federação Espírita de Mato Grosso, Lacordaire Faiad, o seminário além de pontuar o desvelamento destas questões também aponta para a necessidade de um realinhamento moral do planeta - que segundo a doutrina espírita -, se encontra num estágio de expiações e provas à caminho da regeneração.

 

“Todas essas provas e desafios pelos quais passam a humanidade, fazem parte das Leis Divinas. Quando passamos a entender como isso se dá, nossas atitudes se revestem de serenidade e se tornam mais proativas”.

 

Ainda lembrando que nossas atitudes individuais reverberam no coletivo. Pois ninguém toca um flor, sem tocar uma estrela, como já dizia Confúncio. "Assim, nossas ações são sistêmicas e partem de nós influenciando todo nosso entorno. E como a natureza não dá saltos, não amanhece, nem anoitece de uma só vez, tudo o que estamos presenciando faz parte de um clamor por um realinhamento dos valores morais não só do espírito imortal, que somos todos nós, mas de todo o planeta, sem exceção. Assim como os indivíduos evoluem, os planetas também evoluem e é o que estamos vivenciando”.

 

O evento terá parte da renda arrecadada revertida para a Mansão do Caminho. A obra social vinculada ao Centro Espírita Caminho da Redenção foi fundada em 15 de agosto de 1952 pelo médium e seu primo Nilson de Souza Pereira. Localizada em região carente de Salvador, Bahia, atende gratuitamente cerca de 3.200 crianças e adolescentes por dia, além de adultos e idosos carentes.

 

Saúde da alma

 

Antes do seminário em Cuiabá, Divaldo realiza a Jornada Espírita do Norte, em Sinop (distante 420 km de Cuiabá), entre os dias 14 e 16 de junho, para tratar do tema saúde emocional e espiritual.

 

A proposta é mostrar a importância do cultivo de valores humanos e morais como forma de desenvolver a saúde, evitando a ocorrência de doenças como depressão, ansiedade e mesmo o suicídio.

 

“Vamos trabalhar a libertação de todas essas dores a partir da vivência prática do amor, porque somos testemunhas de que o distanciamento dele gera uma sociedade fria, distante e doente, com tantos jovens buscado o suicídio. É necessário entender que o vazio existencial e espiritual não se preenche com coisas”, explica a vice-presidente da Feemt, Luiza Leontina.

 

Em Cuiabá, os ingressos para o seminário do dia 17 custam R$ 30,00 e podem ser adquiridos online e em vários pontos de venda (segue abaixo).

Pontos de vendas

Sede da Feemt, Casa de Festas, Academia Fórmula, Princess Joias e Presentes, Goiabeiras Shopping (Térreo) e Rua 24 de Outubro, 42, Bairro Popular, Construforte Materiais para Construção

 

Papelaria Grafitte, Instituto Brasileiro de Plenitude Humana


Vera Forte Pedras Naturais, Venda Online