Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

POLÍCIA Terça-feira, 12 de Novembro de 2019, 13:34 - A | A

Terça-feira, 12 de Novembro de 2019, 13h:34 - A | A

IRONIA DO DESTINO

Fiscal do Ibama é detido pela PM com 329 peças de pescado

O Bom da Notícia

Benedito Onofre de Arruda, 39 anos, foi preso por crime ambiental, ao transportar pescado irregular em veículo oficial.

 

Apreensão e prisão ocorreram na tarde de domingo (10), no quilômetro 17 da rodovia Transpantaneira (MT-060), em Poconé (104 km ao Sul). O homem assumiu ser o proprietário da carga de 329 peças de pescado.

 

Benedito Onofre havia sido contratado temporariamente como brigadista do Prevfogo do Ibama. O acusado foi desligado do Instituto e responderá administrativamente pelo fato, sem prejuízo da investigação criminal pela Polícia Militar Ambiental que o autuou, no Mato Grosso.

 

Foram apreendidas 187 pacupevas, 18 barbados, 4 piraputangas, 94 sardinhas e 26 piranhas. A apreensão foi realizada por equipe da Polícia Ambiental, em operação na cidade de Poconé, depois de receber uma denúncia de que uma caminhonete Hilux, veículo oficial de fiscalização ambiental, transportava grande quantidade de pescado. 

 

Policiais do Batalhão Ambiental montaram a barreira e durante a abordagem, Benedito, que estava acompanhado de outros dois colegas de trabalho, assumiu ser o dono do pescado. 

 

Conduzido para a Delegacia de Polícia Civil, Benedito foi autuado pelo crime ambiental e foi arbitrada a fiança de 3 salários mínimos para que respondesse o inquérito em liberdade. Em depoimento alegou que estava em operação na região do Pantanal e ganhou o pescado de presente. 

 

Mas não forneceu o nome de quem lhe deu o pescado. O veículo foi apreendido e liberado somente na manhã de segunda-feira (11), a servidores do órgão. (Com informações de Silvana Ribas)

 

Nota de esclarecimento:

 

O funcionário envolvido no caso havia sido contratado temporariamente como brigadista do Prevfogo do Ibama. O acusado foi desligado do Instituto e responderá administrativamente pelo fato, sem prejuízo da investigação criminal pela Polícia Militar Ambiental que o autuou, no Mato Grosso.

As informações da notícia de que se trata de "fiscal ambiental" e "chefe do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo)" são falsas.