Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

POLÍCIA Sexta-feira, 11 de Outubro de 2019, 16:32 - A | A

Sexta-feira, 11 de Outubro de 2019, 16h:32 - A | A

4ª INTERVENÇÃO NO CARTÓRIO DE 1º OFÍCIO

Mulher de tabelião ameaça de morte interventora em cartório de Poconé

Marisa Batalha - O Bom da Notícia

Nesta quinta-feira (10), o Cartório de 1° Oficio Notarial Registral da Comarca de Poconé (distante 100 km de Cuiabá) sofreu uma nova intervenção - esta última assinada pelo juiz Alexandre Paulichi Chiovitti -, após denúncia de fraude no recolhimento ao Funajuris - Fundo de Apoio ao Judiciário de Mato Grosso devido ao Poder Judiciário. 

 

Esta é a 4ª intervenção de que o cartório é alvo nos últimos 120 dias. Nesta quinta, no entanto, com o afastamento do cartorário Aloysio Rodrigues do Prado, sua esposa Edwirges Conceição Campos Curado não deixou 'barato'. De acordo com o boletim de ocorrência, irritada e sem aceitar a intervenção, Edwirges resolveu ameaçar de morte a interventora Katiuscia Sumaya Correa Miranda.

 

O cartório no município sofreu a primeira intervenção em 10 de abril, sob a suspeita de fraudes em reconhecimento de firma em documentos. A segunda, a suspeita foi de fraudes na Caixa Econômica Federal, em baixa de hipotecas. E a terceira intervenção - no dia 13 de julho -, se deu em detrimento de um registro de georreferenciamento de uma fazenda de jazida de ouro, com inúmeras irregularidades, realizado em nove horas, o que teria chamado a atenção, pois conforme cartorários isto seria humanamente impossível à qualquer cartório. 

 

No boletim de ocorrência registrado pela interventora Katiuscia Correa - interventora judicial indicada pela Corregedoria do Tribunal de Justiça -, consta que Edwirges [esposa do tabelião afastado], entrou aos gritos, esmurrando as portas do cartório onde ela estava com sua equipe. Entrando na sala apontando e ''dando de dedo'' em todos. (Veja abaixo o BO)

 

Ainda conforme o BO, a esposa do tabelião ameaçou Katiuscia e à sua equipe, prometendo que "iria acabar com a vida de todos que estavam na sala, principalmente, com interventora".

 

Em um trecho do BO, consta ainda que dentre as ameaças de Edwirges está a ameaça que a interventora não sairia de Poconé sem ter o que merecia. "Se você falar mais alguma coisa, eu vou fazer o ato agora, vou acabar com você, você não vai escapar de Poconé, eu não respondo pelos meu atos". 

 

Para finalizar as ameaças, a mulher do tabelião disse que já havia dado o recado e que se alguma coisa ocorresse com marido, no sentido de prejudica-lo em seu trabalho no cartório, "Katiuscia" saberia o que, ao final, receberia em Poconé. “Você não sabe com quem está mexendo, temos parentes no Tribunal e no Ministério Público“. 

 

O fato foi presenciado pela equipe da interventora, composta por Renan Rodrigo, Julio Paulista e vários clientes que estavam no balcão sendo atendidos pelos funcionários. 

 

Veja documentos em anexo (Mandado de Afastamento e o Boletim de Ocorrência)