Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

POLÍCIA Sexta-feira, 06 de Setembro de 2019, 19:19 - A | A

Sexta-feira, 06 de Setembro de 2019, 19h:19 - A | A

ESQUEMA NO DETRAN

Relatora decide por nova prisão de empresário investigado no Bereré

Marcio Camilo - O Bom da Notícia

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou, nesta sexta-feira (06), para que o empresário Valter José Kabori, suspeito de participar de um desvio milionário no Detran-MT, volte para a cadeia.

 

O voto ocorreu durante a sessão da Primeira Turma do STF, composta por Marco Aurélio, Luís Fux, Alexandre de Moraes, Luís Alberto Barroso e Rosa Weber, que é relatora do processo contra Kobori. Ela analisou um pedido de liminar do Ministério Público Federal (MPF) solicitando que o empresário seja preso novamente.

 

"Não conhecimento do habeas corpus, revogada a liminar concedida e prejudicado o agravo regimental", ressaltou a ministra em sua decisão divulgado no Plenário Virtual do site do STF.

 

No entanto, o caso ainda não está definido, já que faltam os votos dos demais ministros. Se a maioria acompanhar o voto da relatora, Kobori volta para prisão. O julgamento deve terminar até quinta-feira da semana que vem (12).

 

Kobori é réu na ação oriunda da operação Bereré, acusado de participar de um esquema que teria desviado R$ 30 milhões do Detran, por meio de taxas de serviços realizadas por sua empresa, a EIG Mercados.

 

Ele foi preso durante a deflagração da Bereré, em maio do ano passado. Em julho do mesmo ano, o empresário foi o primeiro dos envolvidos a deixar o Centro de Custódia da Capital, graças a uma decisão do ministro Dias Toffoli, do STF.

 

Também são suspeitos de participar do esquema no Detran o ex-deputado estadual Mauro Savi, o ex-secretário da Casa Civil, Paulo Taques e seu irmão, o advogado Pedro Jorge Zamar Taques.