Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Segunda-feira, 01 de Julho de 2019, 14:27 - A | A

Segunda-feira, 01 de Julho de 2019, 14h:27 - A | A

RECADO À EMANUEL

Mendes rebate Emanuel e diz que “deveriam ter fiscalizado e não roubado” o VLT

Ana Adélia Jácomo

Reprodução

mauro mendes e emanuel pinheiro

Emanuel e Mauro Mendes

O governador democrata Mauro Mendes e o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) continuam trocando farpas pela imprensa. Após o prefeito afirmar que um decreto municipal impede que qualquer obra, inclusive o VLT, seja feita na capital sem sua autorização, o governador mandou um recado velado ao chefe do Executivo municipal.

 

“Ficar repetindo chavões é irresponsabilidade, é molecagem, porque dizer que o VLT é moderno, que Cuiabá merece, quem fala isso não deveria ter deixado roubar lá atrás, como roubaram, né? Porque foi isso que fizeram. Qualquer um que deveria ter fiscalizado e não fiscalizou, que deveria ter denunciado e não o fez, sem falar que alguns até roubaram, e agora querem cobrar o Estado, não entendo”, disparou Mendes. 

 

Só para lembrar, Pinheiro, enquanto deputado estadual, fez parte da Comissão de Infraestrutura Urbana e Transporte da Assembleia Legislativa e realizou diversas vistorias na obras de mobilidade urbana e do VLT e ainda nas obras do Mundial do Futebol em Cuiabá. Ele tem apoiado a retomada do VLT por entender que o modal é sustentável e a melhor opção para Cuiabá, mas na época não chegouy a denunciar nenhum desvio nas obras da Copa. 

 

O prefeito emedebista foi um dos parlamentares filmado recebendo propina na gestão do ex-governador Silval Barbosa, pelo ex-chefe de Gabinete Sílvio Corrêa. Em suas delações premiadas - tanto Sílvio quanto o ex-gestor estadual - revelaram que os deputados recebiam um mensalinho para não intervirem nas obras da Copa, facilitando os desvios financeiros que foram feitos.

 

Pinheiro também que foi de coordenador da campanha vitoriosa de Mauro Mendes a prefeito, em 2012. 

 

“O VLT é um problema grave que nós temos. Que não é meu só, de governador, é de todos nós, porque todo mundo paga imposto, e quando roubou, roubou um pouquinho de todos nós”, completou ele. 

 

Sobre o decreto municipal 001/2017 que impede obras na cidade, Mendes foi enfático em dizer que Pinheiro não perguntou ao Estado se poderia revitalizar os canteiros de obras do VLT em Cuiabá, localizados nas avenidas Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA) e Tenente Coronel Duarte (Prainha). 

 

Ficar repetindo chavões é irresponsabilidade, é molecagem, porque dizer que o VLT é moderno, que Cuiabá merece, quem fala isso não deveria ter deixado roubar lá atrás, como roubaram, né?

“Quero saber se ele dialogou com o Estado quando ele resolveu entupir o buraco das obras do VLT”, ironizou o governador. 

 

ESTRATÉGIAS PARA O VLT 

 

Mendes afirmou que irá apresentar na próxima semana várias alternativas para a retomada da obra de construção do VLT. Ele não descartou a possibilidade de o Estado firmar uma Parceria Público-Privada e deixou claro que os cofres públicos não dispõe de R$ 1 bilhão, valor que seria necessário para terminar a implantação. 

 

"A metodologia é muito complexa. Cometeram vários erros ao longo do tempo e concertar isso não é fácil. É difícil. É pra fazer com seriedade e vamos colocar todas as alternativas na mesa, pra que todo mundo conheça”.

 

As possíveis soluções para retomada das obras do VLT serão apresentadas em 8 de julho, após 30 dias de estudos feitos pelo Governo do Estado.

 

Leia mais:  Prefeito defende VLT e pede a Mendes retomada do modal em favor da população