Domingo, 05 de Maio de 2024

POLÍTICA Sábado, 12 de Novembro de 2022, 08:39 - A | A

Sábado, 12 de Novembro de 2022, 08h:39 - A | A

QUEDA DE BRAÇO

Pinheiro desmente empecilhos à pavimentação de 11 bairros em Cuiabá pelo governo de MT

Marisa Batalha/O Bom da Notícia

'Cuiabá tem regras, tem lei e tem prefeito', disse Emanuel Pinheiro(MDB), ao responder a um internauta esta semana, em sua live semanal pelas redes sociais, sobre especulações de que ele estaria colocando uma série de empecilhos à pavimentação de 11 bairros na capital, pelo governo do Estado.

Ao ainda desmentir que não seriam 11, mas nove bairros e que sua equipe técnica junto com o secretário de Obras e vice-prefeito, José Roberto Stopa(PV), estariam em conversa com a Secretaria de Estado de Infraestrutura para realizar alguns acertos.

"Não tenho guerra com ninguém, estou em paz com Deus e com a minha consciência. Parece que o governo do Estado é que tem guerra comigo. O que exijo é que as coisas sejam bem feitas, porque Cuiabá tem lei, e tem um prefeito. Aliás, está na hora do Governo investir mesmo em Cuiabá. Inclusive, já autorizei o secretário de obras e vice-governador, José Roberto Stopa. Ele até já fez um protocolo junto com a Sinfra. Estamos prontos para fazer essa obra, mas no mesmo molde que o Governo faz com outros municípios".

Ao reiterar que dois dos 11 bairros - Parque Amperco e Osmar Cabral -, já estariam com obras de pavimentação sendo realizadas pela Prefeitura de Cuiabá. "No Osmar Cabral eu e Stopa fomos lá visitar o bairro, a pé. Inclusive vai ser entregue em setembro do ano que vem. Literalmente, 100% pavimentado, com drenagem, meio fio e calçadas. Atendendo uma reivindicação do vereador Kássio Coelho".

Ao internauta, Emanuel ainda fez questão de frisar que está claro em seu decreto de 2 de janeiro de 2017, 'que se o governo federal ou estadual querem investir em Cuiabá, ótimo. O investimento seria bem vindo, mas desde que adequado às exigências técnicas e à qualidade' que ele exige nas obras feitas na capítal.

"Aí, sim, os nossos técnicos vão aprovar. Pois Cuiabá não é terra sem lei, sem dono. Cuiabá tem gestor e não é igual alguns gestores do passado que deixaram obras ruins que até hoje a gente paga por estas obras mal feitas, sem qualidade".

Entenda

No dia 30 de junho, o governador Mauro Mendes anunciou um investimento de R$ 56 milhões em asfalto em 11 bairros da capital, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura. Apontando a pavimentação nos bairros Jardim Fortaleza, Novo Tempo, Parque Amperco, Novo Milênio, Campo Verde, Planalto, Jardim Aroeira, Novo Horizonte, Osmar Cabral, Tancredo Neves e Alto Boa Vista.

O anúncio das obras foi realizado durante evento no Palácio Paiaguás, que contou com a presença massiva de presidentes de bairros e líderes comunitários de Cuiabá. Na ocasião, foram ainda anunciados investimentos de R$ 238 milhões em obras de infraestrutura para toda a baixada cuiabana, além de outras ações como reformas em escolas.

Contudo, até este mês de novembro, quatro meses mais tarde, as obras não puderam ser iniciadas, porque a Sinfra não recebe a autorização da prefeitura para o início destas obras. A morosidade que vem sendo analisada como 'mais uma queda de braço' de Emanuel Pinheiro contra Mendes, e na ponta, prejudicando a população, vem sendo reiteradas vezes denunciada por vereadores que fazem oposição à sua administração. O cabo de força vem sendo tratado como uma 'birra' de Emanuel contra Mauro.

A questão tem sido discutida sistematicamente na Câmara de Cuiabá - dentro e fora do plenário -, sob o argumento que a gestão de Pinheiro supostamente teria perdido a capacidade de gerenciamento. E quem mais sofre são os habitantes destes 11 bairros, que vão continuar convivendo com a poeira e buracos.