Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 19 de Fevereiro de 2019, 10:28 - A | A

Terça-feira, 19 de Fevereiro de 2019, 10h:28 - A | A

CRISE NA SAÚDE

Vereador chama Emanuel Pinheiro de "mentiroso patológico"

Ana Adélia Jácomo/ Da Redação

Após postar em sua página no Facebook e viralizado nas redes, em particular, no aplicativo WhastApp, o vídeo do vereador cuiabano, Felipe Wellaton (PV), contra o prefeito emedebista, Emanuel Pinheiro, está dando o que falar.

No vídeo, ele vai desmontando supostas falhas no discurso do gestor municipal, quanto a liberação da obra do novo Hospital Pronto Socorro de Cuiabá. Wellaton chega a classificar Pinheiro como “mentiroso patológico, ao chamá-lo de Pinóquio”.

 

De acordo com informações do prefeito, a juíza Célia Regina Vidotti, havia atendido pedido da prefeitura para abrir a unidade hospital. No entanto, segundo o vereador, a juíza permitiu - por enquanto -, a contratação de servidores temporários por 240 dias [8 meses], até que haja concurso público. Ele aponta ainda que o Tribunal de Contas (TCE) e Ministério Público (MPE) já se posicionaram contra as contratações temporárias da prefeitura, que são feitas, segundo o parlamentar, por meio de indicações políticas. 

 

A Justiça teria ainda exigido um cronograma, o plano de gestão, as licenças e a realização e concurso público após os oito meses de contratação temporária. No entanto, no vídeo gravado no gabinete do prefeito, Pinheiro afirma que a juíza liberou 100% a obra para abertura do novo Pronto Socorro.

 

Wellaton relembra ainda que a obra foi iniciada pelo ex-prefeito Mauro Mendes, atual governador de Mato Groso. “O senhor não é pai dessa criança”, ironiza o vereador. 

 

Pinheiro afirma que a Prefeitura de Cuiabá conseguiu R$ 100 milhões para terminar a obra física do hospital, entregue dia 28 de dezembro de 2018. “Se Emanuel Pinheiro fosse o Pinóquio, seu nariz já teria ultrapassado a ponte e estaria em Várzea Grande. As obras não foram totalmente concluídas e, no dia da entrega, ainda faltavam os equipamentos de combate a incêndio, climatização, automação e instalação de equipamentos para exames”, declarou. 

 

Mesmo após mais de 3 anos do início da obra, o hospital ainda não teria apresentado à Justiça o Plano de Gestão, Plano Operacional, a criação de cargos, estrutura remuneratória, plano de carreira e concurso público.

 

Cabide de emprego na Saúde

 

De acordo com Wellaton, há inúmeras contratações políticas na Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, o que seria uma prova de que Emanuel usa a máquina pública. 

 

'Prova que nas últimas eleições de 2018, o prefeito elegeu seu filho Emanuelzinho (PTB) como deputado federal, em Brasília'. Citando ainda decisão do TCE, de 2018, que suspendeu mais de duas mil contratações na Saúde. 

 

“Eu acredito no Judiciário e no Ministério Público. Até lá, vou continuar denunciando seus malabarismo para colocar a prefeitura no bolso. A obra está inacabada, e quem evidenciou isso foram os vereadores da oposição”, finalizou ele. 

 

Veja o vídeo: