Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

SAÚDE & BEM ESTAR Quarta-feira, 07 de Agosto de 2019, 11:10 - A | A

Quarta-feira, 07 de Agosto de 2019, 11h:10 - A | A

CONFIRA DICAS

Tempo seco em MT exige cuidados especiais

O Bom da Notícia

O inverno em Mato Grosso não costuma registrar baixas temperaturas, mas anuncia o fim do período chuvoso. Com isso, a umidade relativa do ar começa a apresentar queda e não é incomum que a seca reflita em queimadas, tanto na cidade quanto nas zonas rurais.

 

Todo esse panorama, somado à temperatura que ultrapassa facilmente os 30 graus Celsius, alerta para cuidados especiais com a saúde. O clima seco pode, por exemplo, ressecar as mucosas e o acúmulo da poluição no ar pode deixar o corpo mais vulnerável para problemas alérgicos e respiratórios, com irritações nos olhos, nariz, garganta e pele.

 

Nutricionista que atende a rede de supermercados mato-grossense Casa Aurora, Iara Gamboa de Oliveira sugere medidas simples e com foco em uma dieta mais saudável para prevenir que esses diagnósticos surjam. “Uma das principais medidas é aumentar o consumo de alimentos fontes de vitamina C, que vai refletir na melhora e fortalecimento da imunidade”, destaca.

 

Neste caso, além das clássicas frutas como acerola e laranja, inserir alguns temperos nos alimentos do dia a dia também são essenciais. “A dica é aumentar o consumo de açafrão da terra, consumir própolis, que é ótimo para aumentar a imunidade, e utilizar mais alho e cebola, que ajudam bastante. Por fim, além das frutas citadas, acrescentaria outras cítricas como kiwi e tangerina. O gengibre fica como opção extra, já que auxilia na defesa do organismo”, completa Iara.

 

A nutricionista também afirma que dicas simples e que são sempre ligadas aos bons hábitos alimentares são essenciais neste período do ano. “Tomar muita água, se exercitar em horários específicos, evitando sol forte, e utilizar umidificadores de ar ou toalhas molhadas no chão são passos importantes para se manter saudável nos próximos meses”, alerta. (Texto da assessoria)