Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

SAÚDE & BEM ESTAR Terça-feira, 26 de Fevereiro de 2019, 17:54 - A | A

Terça-feira, 26 de Fevereiro de 2019, 17h:54 - A | A

ALIMENTAÇÃO

Tomilho alivia tosses e é aliado do cérebro

MINHA VIDA

O tomilho (Thymus vulgaris) é uma planta medicinal conhecida por suas propriedades culinárias e farmacológicas, ajudando a reduzir febres e episódios de tosse em alguns pacientes. Ainda, é um aliado para tratamentos de pele e cabelos.

 

Benefícios do tomilho

 

Alivia tosses: Alguns estudos realizados com extratos de tomilho seco mostram que há uma redução dos episódios de tosse em pacientes com bronquites quando comparados a placebo. Este benefício provavelmente ocorre devido à atividade antimicrobiana e antioxidante do tomilho.

Previne o envelhecimento cerebral: Um estudo experimental em ratos, publicado na revista científica Biochemical and Biophysical Research, relata que o óleo de tomilho protege contra mudanças relacionadas ao avanço da idade nas células cerebrais.

 

Contribui para a redução de febres: Devido à sua composição química e atividades farmacológicas, folhas e flores do tomilho são usadas para vários propósitos - como antiespasmódico, expectorante, antitussígeno e anti-inflamatório -, podendo auxiliar na redução da febre.

 

 
Nutrientes
 

O tomilho é rico em óleos voláteis e minerais, sendo o Timol a principal substância que constitui esses óleos. Contém também uma série de substâncias bioativas, como fenóis e flavonoides. Seus constituintes são afetados pelo clima e solo onde são cultivados.

 

Quantidade recomendada

 

A orientação é ingerir de 1 a 4 gramas da erva seca por dia.

 

Como consumir

 

O tomilho é muito versátil e pode ser utilizado em diversas preparações. Ele também pode ser consumido na forma de chá.

 

Cuidados ao consumir

 

A prevalência do uso de produtos de ervas medicinais á alta e continua a aumentar. É importante estar atento à segurança da utilização destes produtos, pois contêm substâncias farmacologicamente ativas que podem interagir com outros medicamentos e, assim, colocar em risco sua saúde. O tomilho reduz e pode até inibir o efeito do 5- Fluorouracil e não deve ser utilizado por pacientes em quimioterapia com este medicamento.

 

O tomilho reduz a concentração de hormônios da tireoide e deve ser utilizado com cuidado por pacientes que utilizam medicamentos tóxicos ao fígado