Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

VARIEDADES Sexta-feira, 22 de Novembro de 2019, 21:39 - A | A

Sexta-feira, 22 de Novembro de 2019, 21h:39 - A | A

5 carros que já serviram de "Táxi do Gugu"

IG Carros e Motos

taxi do Gugu branco arrow-options
Reprodução
"Táxi do Gugu": apresentador Gugu Liberato posa com um dos carros usados no famoso quadro da TV

O quadro "Táxi do Gugu"foi um dos que mais fizeram sucesso no Domingo Legal , programa que foi ao ao pelo SBT por mais de 15 anos, entre 1993 e 2009. O objetivo era que Gugu Liberato pregasse uma peça nos passageiros, em uma brincadeira saudável.

 LEIA MAIS:  Hot Wheels faz Mustang rodar como táxi em São Paulo e Rio de Janeiro

Família autoriza doação de órgãos de Gugu Liberato; confira nota oficial
Gugu Liberato deixa para a família fortuna estimada em R$ 170 milhões
Uma carreira marcada por carisma e reinvenções; confira trajetória de Gugu na TV
Na televisão, Gugu Liberato colecionou amizades. Relembre histórico
Polêmicas marcaram vida de Gugu Liberato - nem todas verdadeiras
Confira os sucessos que ganharam forma na voz de Gugu; lembre as músicas do artista

"Táxi do Gugu " teve vários episódios regados por uma boa dose de humor com pegadinhas e disfarces que deixavam irrecohecível o apresentador Gugu Liberato, que sofreu um acidente na tarde desta quinta-feira (21) e está internado em estado grave nos EUA.

1 – Ford Verona

Ford Verona azul arrow-options
Divulgação
Ford Verona

O sedã da época da Autolatina (aliança entre Ford e VW) foi um dos primeiros a parecer no quadro "Táxi do Gugu". O carro tinha motor AP 1.8, que veio da Volkswagen. No conjunto mecânico, o modelo ainda conta com câmbio manual, de cinco marchas e tração dianteira, tudo também usado no VW Logus, em meados dos anos 90.

O estilo do Ford  Verona que aparecia no Domingo Legal era bem parecido com o do Ford Orion vendido na Europa, mas com parte mecânica da própria Ford e detalhes um pouco mais refinados, inclusive da parte de acabamento. De qualquer forma, o sedã compacto. 

2 – Chevrolet Opala

Chevrolet Opala preto arrow-options
Divulgação
Chevrolet Opala Diplomata

 Quando o "Táxi do Gugu" foi ao ar os SUVS ainda não faziam o mesmo sucesso de hoje em dia. Então, os sedãs reinavam absolutos. No segmento, não poderia faltar o Chevrolet Opala Diplomata , um dos últimos que foram fabricados pela GM, no início dos anos 90.  Considerado um carro de luxo na época, estreou a direção com assistência elétrica.

O motor do Opalão é o lendário 4.1, de seis cilindros, que chegava a render 141 cv na versão movida a etanol. Na transmissão, o câmbio podia ser manual, de cinco marchas (Clark, com ré sicronizada) ou  automático de quatro (ZF, alemão).  O exemplar usado pelo apresentador ainda está em bom estado de uso pelas imagens que surgiram nas redes sociais.

3 – Ford Versailles

Ford Versailles prata arrow-options
Divulgação
Ford Versailles

 Outro modelo da Autolatina também foi usado no quadro "Táxi do Gugu". Era o clone do VW Santana e montado na linha de montagem da Volkswagen e não da Ford. Entre outras opções, o sedã podia vir com o robusto motor AP 2.0, com manutenção barata e fácil, algo que atrai os taxistas por causa do baixo custo. Além disso, o carro vem com tanque de 72 litros, o que garante boa autonomia.

 LEIA MAIS: Veja 5 aplicativos para quem não tem carro se locomover nas grandes cidades

O bom espaço interno era outro fator tornava o Versailles interessante para ser usado como táxi. Apenas o estilo era alvo de críticas por causa da traseira que passava uma impressão de que foi improvisada com refletores demais junto das lanternas.

4 – Chevrolet Cobalt

Chevrolet, Cobalt, sedã arrow-options
Divulgação
Chevrolet Cobalt

 O modelo da GM também apareceu no famoso quadro ‘Táxi do Gugu". O carro usado no programa na TV era da primeira leva. Tinha enormes faróis dianteiros e na versão mais simples vinha com resistente motor 1.4, de 102 cv, mais econômico e adequado para ser usado no dia a dia na cidade.

O porta-malas tinha cavernosos 562 litros de capacidade, o que permitia instalar os cilindros GNV e, mesmo assim, ainda ter espaço para levar as bagagens dos ocupantes. Apesar do estilo polêmico, o carro chama atenção pelo painel com velocímetro digital, entre outros itens.

5 – Honda City

Honda City prata arrow-options
Divulgação
Honda City

 O sedã da marca japonesa foi um dos últimos a serem utilizados no quadro "Táxi do Gugu". O carro acaba de completar 10 anos no Brasil e está prestes a mudar. A nova geração será mostrada no próximo dia 25, no Japão. Mas, na época em que apareceu no programa TV, tinha acabado de passar por uma reestilização.

 LEIA MAIS:  Veja 5 carros que foram modinha no Brasil

O conjunto mecânico do carro que surgiu na telinha e no programa "Táxi do Gugu" é o mesmo do modelo atualmente vendido nas lojas. Ou seja, motor 1.5, de 116 cv, que podia vir acoplado ao câmbio manual de cinco marchas ou automático, do tipo CVT.  



Fonte: IG Carros e Motos