Sábado, 27 de Abril de 2024

VARIEDADES Segunda-feira, 08 de Julho de 2019, 06:00 - A | A

Segunda-feira, 08 de Julho de 2019, 06h:00 - A | A

FÉRIAS DE JULHO

Ensinar receitas fáceis é uma opção de “brincadeira” saudável pra criançada

Período do ano pode ser desafiador para os pais, mas um pezinho na cozinha pode tirar o tédio de perto

O Bom da Notícia

O período de férias escolares é sempre desafiador. Nem sempre os pais ou responsáveis conseguem estar em tempo integral com os filhos e, se a cidade é pequena, talvez não existam muitas opções de entretenimento. Mas e se a própria cozinha pude ser, ao menos em um período do dia, um momento de lazer saudável? Nutricionista que atende a rede de supermercados mato-grossense Casa Aurora, Iara Gamboa de Oliveira sugeriu ao O Bom da Notícia algumas receitas que são fáceis e saudáveis para a criançada aprender durante as férias.

 

A ideia é que o “programa gastronômico” seja uma via de mão dupla. “A criança pode ter um contato melhor com os alimentos, aprendendo nomes e cores, por exemplo. Além de estar em uma atividade conjunta com os pais e irmãos, se for o caso, ela vai aprender a ser saudável brincando. Ter contato com o alimento in natura também é importante para que elas possam se familiarizar com os alimentos e isso pode fazer com que tenham mais aceitação na hora da refeição”, afirma Iara. 

 

O importante também é que os pais ensinem receitas que não sejam muito complexas e nem que levem muito tempo, para que os pequenos não tirem o foco daquele momento. Abaixo Yara deixa três receitas que levam no máximo uma hora. 

 

Receitas 1 - Danoninho Caseiro Saudável

 

Ingredientes:

10 morangos

2 copos de iogurte sem sabor

15g de gelatina sem sabor

2 colheres de sopa de mel 

 

Modo de preparo:

Em um liquidificador bata o iogurte, com os morangos e o mel. Depois de bater bem, coloque a gelatina sem sabor e bata em velocidade baixa por mais dois minutas. Pegue potinhos para colocar o Danoninho e deixe na geladeira por cerca de quatro horas. 

 

2 - Arroz colorido

Ingredientes:

2 xícaras de arroz (se você quiser deixar essa receita ainda mais saudável, pode usar arroz integral)

1 cenoura média raladaBrócolis (flores e cabos finos) – cerca de 1 prato fundo cheio6 tomates-cereja em fatias finas

1 cebola média picada

1 pimentão amarelo médio picado

2 colheres de azeite de oliva extravirgem

2 espetinhos de queijo coalho picado em cubinhos (ou queijo branco)

1 dente de alhosal a gosto 

 

Modo de preparo: Pré-aqueça o forno por cerca de 10 minutos, à temperatura de 200°c. Faça o arroz como de costume e reserve. Em uma panela grande, acrescente 2 colheres de azeite, o alho e refogue a cebola picada e o pimentão. Acrescente o brócolis e a cenoura ralada e mexa bem até o brócolis escurecer e reduzir um pouco de tamanho. Acrescente o arroz cozido e mexa mais. Acrescente os cubos de queijo coalho e por último os tomates-cereja. 

 

3 – Espetinho de frutas

Ingredientes:

Frutas de sua preferência ou da estação

Espetinho de madeira 

 

Modo de preparo:

Lave os espetinhos de madeira. Coloque as frutas nele. Bom apetite!