A Associação das Mulheres da Aviação Agrícola (AMAG) foi lançada, oficialmente, nesta quarta-feira (20), durante o Congresso da Aviação Agrícola do Brasil, no Aeroporto Executivo de Santo Antônio do Leverger (MT). A presidente da AMAG, Cléria Mossmann, diz que a associação nasceu a partir da necessidade do mercado de reunir pilotas, advogadas, administradoras e gestoras operacionais, entre outras áreas, da aviação agrícola.
A associação foi criada com o propósito de fortalecer a presença feminina no ambiente ainda predominantemente masculino. O objetivo é conectar pilotos agrícolas, empresárias, mecânicas, gestoras, técnicas, engenheiras, advogadas e demais profissionais do setor. A AMAG já começa com mais de 50 associadas de todo o país. “Queremos reunir todas as mulheres do segmento para a troca de experiências”, ressalta.
A cerimônia de abertura foi marcada por compartilhamento de histórias na aviação agrícola. A presidente da AMAG mencionou a história contada pelo diretor da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), Luiz Ricardo Nascimento. Ele disse que sempre incentivou seus dois filhos a serem pilotos. Não quiseram. E a filha de 14 anos pediu para ser pilota. “Foram várias histórias e que levaram os participantes a se emocionarem”, diz. Segundo Cléria, a associação tem como um dos propósitos o sentimento de pertencimento.
Agora, os próximos passos, ainda este ano, é o investimento em capacitações, treinamentos, cursos e seminários para qualificação das profissionais associadas.
O Congresso da Aviação Agrícola do Brasil começou no dia 19 de agosto e reúne, até quinta-feira, 21, empresários do setor, palestras técnicas, demonstrações aéreas, expositores e visitantes de mais de 12 países. A estrutura inclui pavilhões de exposição, auditórios para debates, salas de reuniões e áreas abertas para as apresentações práticas. Comparado ao ano passado, o evento cresceu 20% com a presença de mais de 200 marcas, incluindo expositores dos Estados Unidos, Canadá e Colômbia.
Na quinta, 21, haverá a palestra motivacional do ex-jogador Neto Zampier, sobrevivente do acidente aéreo com a equipe da Chapecoense, em 2016. O atleta vai compartilhar sua experiência de superação, resiliência e propósito de vida.
Com o tema “Um olhar para o futuro”, a expectativa é que a edição de 2025 ultrapasse 6 mil visitantes. No ano passado, o evento movimentou mais de R$ 250 milhões em negócios.