Quinta-feira, 23 de Maio de 2024

AGRO & ECONOMIA Sexta-feira, 12 de Abril de 2024, 09:57 - A | A

Sexta-feira, 12 de Abril de 2024, 09h:57 - A | A

PRODUTIVIDADE

“Brasil tem 45% de lacuna na produtividade de soja”, diz pesquisador

O Bom da Notícia/com Assessoria

O Brasil pode aumentar 45% da produtividade da soja e colher mais do que os 295,6 milhões de toneladas obtidos na safra 2023/24. A informação foi apresentada pelo engenheiro agrônomo e pesquisador doutor Alencar Zanon durante o Master Meeting Soja 2024 realizado esta semana em Cuiabá-MT. O potencial pode ser alcançado com boas práticas de manejo, afirma o professor.

“A gente tem que entender o conceito de potencial de produtividade.  É o quanto um produtor de soja pode colher na sua lavoura em Itiquira, em Campo Novo do Parecis ou em Alta Floresta. É o máximo que ele pode colher.  Com base na época de semeadura e cultivar que escolher, será determinado o máximo que cada um desses produtores pode produzir.  Aí se nós pegarmos este máximo e subtrair do que o produtor vem colhendo, essa diferença se chama lacuna de produtividade ou do inglês “yield gap””, explicou.

Ainda de acordo com o doutor Zanon, para reduzir o yield gap das lavouras de soja o produtor deve melhorar o manejo de doenças, insetos, plantas daninhas e nutrição. “Se o produtor conseguir ajustar exatamente para a lavoura dele, nós temos como aumentar a produtividade na atual área agricultável em 1,7 toneladas por hectare no Cerrado Brasileiro”, afirma.  

Algumas análises devem ser realizadas e levadas em consideração para este potencial do aumento de produtividade da soja brasileira, entre eles o comparativo climático dos últimos 15 anos. “Como que a gente chega num valor de potencial de positividade? Pegando todas as regiões produtivas, olhando os tipos de solo e olhando os dados meteorológicos de quinze anos, porque um ano chove mais, outro ano chove menos, então a gente traz um valor médio”, explicou Zanon.

A palestra do doutor Alencar Zanon foi na quarta-feira (10.04). Para mais informações sobre o yield gap das lavouras de soja no Brasil podem ser encontradas no site www.yieldgap.org/brazil.

MASTER MEETING SOJA 2024 

O Master Meeting Soja 2024 é uma realização da empresa de pesquisa Proteplan e iniciou a sua jornada na terça-feira (9) com muita novidade e informação no Gran Odara Hotel. O encontro, que vai até quinta-feira (11), vai contar com mais de 30 palestrantes renomados e 13 painéis técnicos. 

Com participantes de 11 Estados: Mato Grosso, Bahia, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Rondônia, Pará, Tocantins e Piauí, o evento traz palestrantes e painéis importantes com profissionais, tanto do Brasil quanto do exterior. Alguns dos temas que vão ser abordados nos próximos painéis são: Sustentabilidade, Saúde do Solo, Podridão de grãos e Doenças Foliares.