Quinta-feira, 20 de Junho de 2024

AGRO & ECONOMIA Segunda-feira, 27 de Maio de 2024, 08:56 - A | A

Segunda-feira, 27 de Maio de 2024, 08h:56 - A | A

MELHORES TAXAS

Desenvolve MT apresenta linha de crédito especial para impulsionar o turismo na FIT Pantanal 2024

O Bom da Notícia/com assessoria

A Desenvolve MT - Agência de Fomento ao Crédito de Mato Grosso - participará da Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT Pantanal) 2024, entre os dias 30 de maio e 2 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. 

No estande do Governo de Mato Grosso, a Desenvolve MT estará presente, todos os dias das 17h às 22h, para oferecer atendimento personalizado ao público, especialmente aos interessados em expandir seus negócios turísticos. A agência traz opções de crédito com as menores taxas de juros do mercado, visando fomentar o desenvolvimento do setor.

FIT Pantanal 2024 promete ser uma experiência rica e diversificada, com exposições, palestras, oficinas, apresentações artísticas e um festival gastronômico. O evento é promovido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec). 

Com entrada gratuita, este ano a feira terá como tema “Turismo, Eventos, Agro & Negócios”. A presença da Desenvolve MT fortalece ainda mais a proposta de impulsionar atividades turísticas e gerar negócios estratégicos.

Conforme a superintendente de crédito da Desenvolve MT, Elizandra Helmann, a agência tem como objetivo fomentar os pequenos e médios empresários para fortalecer a economia e melhorar o turismo mato-grossense. “Entendemos que para o turismo crescer de maneira sustentável e significativa é necessário oferecer suporte financeiro adequado aos empreendedores do setor, tornando o estado um destino ainda mais atrativo e competitivo”, afirmou.

O crédito facilita a modernização das infraestruturas turísticas, a capacitação de mão-de-obra especializada, a criação de novos serviços e a ampliação de empreendimentos existentes. Isso não apenas gera empregos e melhora a qualidade dos serviços turísticos, mas também fortalece a economia local, promovendo um ciclo de desenvolvimento.

Empreendedores e profissionais do turismo têm um encontro marcado na FIT Pantanal 2024, onde poderão explorar novas oportunidades de crescimento e desenvolvimento. A Desenvolve MT, com o compromisso de apoio ao setor, está preparada para auxiliar os empresários mato-grossenses a alavancarem seus negócios.

Crédito para fomentar o setor

Para o turismo, a agência oferece duas modalidades de financiamento que podem ser aplicadas em projetos de obra civil, aquisição de máquinas, equipamentos e veículos. Entre os beneficiados estão guias turísticos, pousadas, hotéis e agências de turismo, que podem financiar desde a instalação de energia solar até a construção ou compra de novos veículos.

Os micro e pequenos empresários, que atuam no trade turístico e estão registrados no cadastro de prestadores de serviços turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, podem solicitar crédito com a Desenvolve MT.

Veja abaixo o que pode ser financiado para o setor de turismo e as condições.

Investimento – Oferece uma linha de crédito no valor de até R$1,5 milhão, com prazo total de 120 meses para quitação, e carência de 24 meses. Taxa de juros de 1,00% ao mês, com bônus de 30% para pagamento em dia na fase de amortização. Associados a capital de giro, os itens financiáveis incluem infraestrutura física, como implantação, ampliação, modernização e reforma, usinas fotovoltaicas, móveis e utensílios, máquinas e equipamentos, entre outros.

Transporte – Crédito destinado a financiar até 80% de veículo a ser utilizado exclusivamente para as empresas que atuam em atividades econômicas relacionadas ao turismo, como vans, microônibus e ônibus. O valor é de até R$1,5 milhão. Taxa de juros de 1,40% ao mês, pagando em dia a taxa reduz para 0,84%. Prazo total de até 72 meses e carência de até seis meses.

A solicitação do crédito é feita pela plataforma digital, no site da agência. Antes da contratação, também é possível simular os valores.