Quarta-feira, 24 de Julho de 2024

AGRO & ECONOMIA Terça-feira, 12 de Setembro de 2023, 16:41 - A | A

Terça-feira, 12 de Setembro de 2023, 16h:41 - A | A

AGRO

Desenvolvimento da Irrigação em MT é discutido em reunião entre Aprofir e presidente da AL

O Bom da Notícia/com Assessoria

A Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (APROFIR MT), representada pelo seu presidente, Otávio Palmeira e pelo diretor executivo, Afrânio Migliari, participaram de uma reunião com o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Eduardo Botelho. A audiência a convite do presidente da ALMT teve como objetivo apresentar os projetos e demandas, voltados para agricultura irrigada mato-grossense.

Dentre as pautas do encontro, o fomento para projetos para irrigação, incentivo a irrigação para agricultura familiar e o apoio para a infraestrutura, na região onde uma empresa (moinho) tem interesse na produção de trigo, foram discutidas, sendo que, o moinho, ficará no Distrito Industrial de Cuiabá.

A APROFIR articula com as empresas de sementes do Rio Grande do Sul e do Paraná, para incentivar a produção de trigo nos irrigantes de Mato Grosso, além de observar a possibilidade de trigo de sequeiro, para algumas áreas próximas. Na segunda parte da reunião, os dirigentes da APROFIR destacaram sobre a necessidade do estado, verificar a possibilidade de um diferimento, para a redução da carga tributária de algumas commodities, objetivando colocar essas produções no mercado brasileiro e não somente servir para a exportação, que não deixa impostos em Mato Grosso. Por fim, se discutiu a possibilidade de aumentar a área de atividades da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), para a Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai, que atingirá Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O deputado Eduardo Botelho se mostrou disposto a contribuir com o desenvolvimento e o crescimento do Estado, em parceria com a APROFIR, em relação às suas demandas e projetos. Também participaram do encontro, o ex-prefeito de Sorriso e ex-deputado estadual, secretário executivo da mesa diretora da Assembleia Legislativa, José Domingos Fraga.