Segunda-feira, 29 de Abril de 2024

AGRO & ECONOMIA Segunda-feira, 21 de Março de 2022, 09:49 - A | A

Segunda-feira, 21 de Março de 2022, 09h:49 - A | A

ILP

IV Encontro Mato-grossense de Integração Lavoura-Pecuária acontece em Rondonópolis

O Bom da Notícia

A quarta edição do Encontro Mato-grossense de Integração Lavoura-Pecuária (ILP), vai acontecer em Rondonópolis (MT) nos dias 8 e 9 de abril, com o tema “Integrando: Lavoura, Pecuária, Gestão e Sustentabilidade”. O encontro, que se torna referência no Centro-Oeste brasileiro, tem a realização da Aliança SIPA, que promove e difunde o avanço de Sistemas Integrados em escala global. O roteiro do evento contará com inovações em todos os aspectos, prometendo ambiente propício para negócios e painéis exclusivamente dedicados à sustentabilidade e gestão de fazendas.

O responsável pela organização do evento, o professor Edicarlos Damacena de Souza, que também integra o departamento técnico da Aliança SIPA, destaca que a principal novidade para esta edição será a mudança na dinâmica das palestras, que nas edições anteriores eram divididas em três dias e na atual a programação será distribuída em três grandes painéis. “Este ano teremos uma dinâmica diferente, com os painéis de ‘Sustentabilidade’, ‘Gestão’ e ‘Intensificação Sustentável’, que estão altamente ligados à temática do encontro que é Integrando: Lavoura, Pecuária, Gestão e Sustentabilidade. Muitas vezes é dada importância à intensificação com técnicas agronômicas e esquecemos que são as pessoas que fazem o sistema acontecer”, explica.

Segundo Damacena, a ILP segue crescendo muito no estado, com mais produtores e pecuaristas adotando o sistema a cada ano. “Aqui em Mato Grosso temos mais de 2 milhões de hectares com integração, onde predominantemente são lavouras de soja que depois entra pasto.  E um dos grandes desafios é aumentar a produção animal na safrinha, que está por volta de 5 arrobas por hectare e que é muito aquém do ideal, e para isso temos protocolos de sistemas de integração que batem 16 arrobas por hectares na mesma safrinha”, disse.

O IV Encontro Mato-grossense de Integração Lavoura-Pecuária já conta com o apoio do Grupo de Pesquisa e Inovação em Sistemas Puros e Integrados de Produção Agropecuária (GPISI), Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) , Programa Rural Sustentável Cerrado, Programa Global REDD Early Movers Mato Grosso (REM MT), Senar-MT, Santa Rita Sementes, Aprosmat, Ambios,, Boa Forma Sementes, Yara Brasil,  Agroceres/Novanis, Agrobiológica, De Heus, UHF Fertlizante/Fertipar, , Microgeo e Agoro Carbon Alliance,.

O evento acontece no Parque de Exposições Wilmar Peres de Farias, em Rondonópolis (MT). A programação completa e inscrições podem ser acessadas pelo site: https://www.sympla.com.br/evento/iv-encontro-mato-grossense-de-integracao-lavoura-pecuaria/746304?lang=PT .

A Aliança SIPA é uma iniciativa sem fins econômicos e sem fins lucrativos que promove a cooperação entre os setores público e privado para a pesquisa e a difusão de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária sob pilares da intensificação sustentável. Ela é liderada pelo Grupo de Pesquisa em Sistema Integrado de Produção Agropecuária (GPSIPA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pelo Núcleo de Inovação em Tecnologia Agropecuária (NITA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pelo Grupo de Pesquisa e Inovação em Sistemas Puros e Integrados de Produção Agropecuária (GPISI) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), reconhecidos por sólida produção técnico-científica e larga experiência na pesquisa em SIPA e capacitação de recursos humanos.

O evento seguirá todos os protocolos de segurança com relação à prevenção da Covid-19. No entanto, é importante que cada cidadão faça a sua parte e utilize máscara cobrindo boca e nariz, evite levar as mãos ao rosto, mantenha a higienização com água e sabão ou álcool 70%, e respeite o distanciamento social.