Segunda-feira, 22 de Julho de 2024

AGRO & ECONOMIA Terça-feira, 13 de Junho de 2023, 12:03 - A | A

Terça-feira, 13 de Junho de 2023, 12h:03 - A | A

Passagens aéreas a R$ 200 começam em agosto; veja quem se beneficia

Economia

Passagens aéreas devem ficar mais baratas
Calebe Murilo

Passagens aéreas devem ficar mais baratas

O governo federal vai iniciar o programa Voa Brasil em agosto como projeto-piloto. Inicialmente, a medida vai valer para aposentados, que devem conseguir comprar passagens aéreas a R$ 200 no segundo semestre doa ano.

Segundo apuração do Pode360, o 1º grupo selecionado para o teste deve ser o de aposentados que recebem até dois salários mínimos.

Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o perfil geral do Portal iG

O programa foi anunciado em 13 de março pelo ministro dos Portos e Aeroportos, Marcio França, e deve ser ampliado a estudantes e servidores públicos.

O texto está em fase final no ministério, mas deve prever que as companhias aéreas separem uma área nos sites para vendas dedicadas a este grupo.

A iniciativa visa diminuir a taxa de desocupação das aeronaves, que gira em torno de 20%, por isso, serão oferecidas passagens a preços promocionais em horários e datas com menor procura.

“Aposentado parece um bom filtro [para os preços promocionais]. Tem mais tempo, pode pegar as baixas temporadas. A ideia é começar um piloto no 2º semestre e abrir uma área específica para essas passagens [nos sites]“, disse Juliano Noman, secretário de Aviação Civil, ao Poder360.

Além disso, para recuperar o setor aéreo, o governo prepara uma mudança nos preços do QAV (querosene de aviação).

Uma das principais hipóteses é aplicar a “paridade de preço de exportação”, de acordo com Noman. “Você pega o produto, vê quanto custa aqui e qual o preço para exportar. Esse valor pode ser usado internamente. Calculamos queda de 15% a 20% no preço“, disse.

Fonte: Economia