Quarta-feira, 29 de Maio de 2024

AGRO & ECONOMIA Quarta-feira, 23 de Novembro de 2022, 15:14 - A | A

Quarta-feira, 23 de Novembro de 2022, 15h:14 - A | A

EMPRESA VERDE

Práticas de sustentabilidade garantem selo Tesouro Verde à Clínica Vida

Selo foi entregue à Clínica Vida Diagnóstico e Saúde pelo Sebrae/MT após análise das ações de sustentabilidade do último ano

Da Redação do O Bom da Notícia/Com Assessoria

A Vida Diagnóstico e Saúde agora é detentora do selo de sustentabilidade Tesouro Verde, outorgado pelo Sebrae/MT à clínica por ser uma empresa que investe nas práticas ESG Environmental, Social and Corporate Governance), ou, em Português, ASB (Ambientais, Sociais e de Governança Corporativa).

Inaugurada há 5 anos em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá/MT), a clínica, de acordo com a médica Natasha Slhessarenko, foi projetada para ser uma empresa verde e desde então prima por iniciativas que contribuem para a preservação do meio ambiente e da vida, dentro de um conceito de atenção integral à saúde.

“Por isso podemos afirmar que a Vida tem a sustentabilidade em seu DNA”, observa a médica Natasha Slhessarenko, responsável técnica médica da clínica e que antes mesmo da fundação da clínica já colocava em prática em empresas anteriores a gestão sustentável.

Conforme o Sebrae/MT, a equipe técnica avaliou as práticas de sustentabilidade adotadas pela Vida ao longo de 2021. Como a clínica tem diversas ações de sustentabilidade, foi possível fazer a neutralização de todo carbono equivalente emitido durante um ano de processo produtivo da Vida, de prestação de serviço.

Trata-se da neutralização de recursos naturais como, por exemplo a água, energia, geração de resíduos, emissão do próprio carbono equivalente emitido durante o uso das frotas de veículos. Ao invés da empresa ser uma potencial poluidora, ela passa a neutralizar e ainda ser uma apoiadora da proteção da floresta nativa em pé.

A partir da neutralização a empresa recebe o selo Tesouro Verde Sebrae por meio do qual ela pode evidenciar aos clientes que é uma empresa que pratica a sustentabilidade.

A empresa que adere ao selo Tesouro Verde, ainda de acordo a equipe técnica do Sebrae, passa a retribuir ao meio ambiente todo o recurso natural que ela precisou consumir para que sua operação acontecesse.

Então, com o selo, além de neutralizar a emissão de carbono, a empresa ainda apoia os proprietários de florestas nativas a proteger essas florestas recebendo de forma moderada, transformando assim uma atividade para que eles possam sempre estar protegendo aquela floresta nativa que tem dentro de sua propriedade.

Dr. Roberto Barreto, diretor da Vida, comemora o selo. “Nossa missão de promover a atenção integral à saúde aqui na Vida é permanente e a sustentabilidade é um de nossos cinco pilares. Receber este selo é uma motivação a mais para seguirmos firmes nesta missão”, pontuou.

EMPRESA VERDE

A Clínica Vida Diagnóstico e Saúde conta com sistema de coleta seletiva e estação de tratamento de todo o resíduo sólido por meio de fossa séptica de última geração.

O prédio também conta com captação de água da chuva com capacidade de armazenamento de 50 mil litros e possui uma usina de energia solar com placas fotovoltaicas de alto rendimento e a edificação conta com abertura em fendas, que permite exploração de luz natural no complexo, que tem mais de 3 mil lâmpadas led de baixo consumo.

A clínica ainda disponibiliza estação de abastecimento de carros elétricos e híbridos, com auto geração de energia do abastecimento, através de placas de energia solar implementadas na cobertura da estação com auto-alimentação energética.

A empresa também inova ao entregar kits para pacientes do Check-Up Class (sacola e necessaire) confeccionados a partir de sobras de persianas.