Quinta-feira, 30 de Maio de 2024

ARTIGOS Terça-feira, 09 de Abril de 2024, 15:35 - A | A

Terça-feira, 09 de Abril de 2024, 15h:35 - A | A

Dr. Altino José de Souza

Dia Mundial da Saúde e o conceito de ser saudável

Muitas pessoas se consideram saudáveis quando estão sem nenhuma doença, entretanto, a falta de enfermidades não significa necessariamente a presença de saúde. Afirmar que uma pessoa está saudável exige um conjunto de fatores, como qualidade de vida e aspectos físicos e mentais. E no Dia Mundial da Saúde, comemorado neste dia 07 de abril, vamos falar do conceito que a Organização Mundial da Saúde (OMS), considera para uma pessoa saudável.

Lá em 1946, a OMS aprovou o conceito do que seria estar saudável, e assim definiu; “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Hoje, quase 80 anos depois, com base nesse conceito, podemos ter noção do quanto é difícil ser considerado uma pessoa saudável. A saúde mental, que tem sido discutida cada vez mais, necessariamente, é claro, faz parte deste conjunto e afeta diretamente a saúde física.

O que deixa a missão de alcançar esse conceito ainda mais difícil é que infelizmente, para muitas pessoas, ter acesso à saúde ainda é um problema. De acordo com o Conselho de Economia da Saúde para Todos da OMS, pelo menos 140 países reconhecem a saúde como um direito humano em suas constituições. No entanto, os países não conseguem aprovar e implementar leis para garantir que suas populações tenham o direito de acessar os serviços de saúde. Isso corrobora o fato de que pelo menos 4,5 bilhões de pessoas (mais da metade da população mundial) não estavam totalmente cobertas por serviços essenciais de saúde em 2021.

A pandemia, que abalou o sistema de saúde do mundo inteiro, nos acendeu um alerta, e nunca estivemos tão preocupados com a saúde como atualmente. Porém, no Brasil a saúde é dividida em pública e suplementar. A pública está estruturada no interior do Sistema Único de Saúde (SUS); e a suplementar é a saúde privada, que compreende os planos de saúde. Atualmente, 7 em cada 10 brasileiros dependem exclusivamente do SUS, o restante da população utiliza a saúde privada.

E como sabemos, saúde de qualidade, com estrutura e equipamentos de última geração, custa caro. Logo, fica cada vez mais difícil alcançar o conceito de saúde da OMS. Ser saudável atualmente não é fácil, uma vez que enfrentamos desafios, como rotinas estressantes, pouco tempo para nos alimentar bem e praticarmos atividades físicas. Entretanto, devemos tentar ao máximo adotar no dia a dia práticas que melhorem nossa qualidade de vida a fim de conseguirmos uma melhoria física, mental e social.

Portanto precisamos nos preocupar mais com a nossa saúde. Desacelerar da rotina, dar mais tempo e importância para os cuidados com o corpo e a cabeça, se desligar do mundo por uns instantes, praticar exercícios, e estar ao lado de quem te faz se sentir bem, pode ajudar a alcançar o conceito de pessoa saudável.

Dr. Altino José de Souza é presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso (Sindessmat)