Sexta-feira, 24 de Maio de 2024

ARTIGOS Terça-feira, 27 de Fevereiro de 2024, 17:03 - A | A

Terça-feira, 27 de Fevereiro de 2024, 17h:03 - A | A

RENATO CARLINI

O valor da qualidade

Em um ano, 99 bilhões de litros de água produzidos, com distribuição a 600 mil pessoas. Abastecimento a 326 bairros da área urbana, além de cinco distritos e comunidades rurais da capital mato-grossense. Ampliação da cobertura do serviço de esgotamento sanitário doméstico, chegando aos atuais 88%. Mais de 600 profissionais mobilizados diariamente nas operações de água e esgoto da cidade, isso sem contar os prestadores terceirizados. Uma junção de saberes, estrutura, tecnologia e dedicação com um só objetivo: entregar saneamento básico de qualidade à população cuiabana.

É neste contexto que, como gestor responsável pela Águas Cuiabá, empresa do grupo Iguá, tive a alegria de participar, juntamente com todo o time da concessionária, de uma importante conquista: a dos selos ISO 9001 e ISO 14001. As certificações, recentemente concedidas pela British Standards Institution (BSI), certamente coroam todo um conjunto de esforços iniciados em 2017, quando assumimos a prestação dos serviços demonstrando, sobretudo, nosso compromisso permanente com a excelência.

Ao almejar certificações relevantes, oriundas de instituições devidamente revestidas de autoridade no mercado, uma empresa sinaliza que atuar conforme as melhores práticas de seu segmento é medida prioritária, integrante de seus valores e visão. É neste cenário que nos encontramos: o da constante busca pela qualidade, observando as demandas atuais e futuras. O setor de saneamento básico, essencial ao desenvolvimento socioeconômico, precisa - e deve - estar preparado para acompanhar o crescimento das regiões, sendo forte pilar da atração de investimentos e da sustentabilidade.

O caminho rumo às certificações é desafiador. As aferições, rigorosas, verificam a organização de forma minuciosa, com especial atenção aos detalhes. Na Águas Cuiabá, os dois selos conquistados contemplam áreas distintas. A ISO 9001, norma de Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), é voltada aos processos de qualidade, com foco no cliente e na melhoria contínua. A ISO 14001, padrão referente ao Sistema de Gestão Ambiental (SGA), reconhece ações e processos ambientalmente sustentáveis.

Considerando as certificações como indicadores de compromisso com a qualidade, é importante registrar que, assim, como os selos ISO demonstram a visão de entregas de qualidade ao cliente e ao meio ambiente, a Águas Cuiabá vem, ano após ano, sendo qualificada como um excelente lugar para trabalhar. Refiro-me ao selo Great Place to Work, o GPTW, que reconhece a qualidade na gestão de pessoas, a partir da avaliação feita pelos próprios colaboradores. A certificação, que muito nos honra e é de grande prestígio no meio corporativo, é uma das manifestações do valor que a Iguá e a Águas Cuiabá devotam ao pilar estratégico Gente.

Como gestor, sou grato pela oportunidade de presenciar tão valorosas conquistas, que expressam o que significa, na prática, atuar com o propósito de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Renato Carlini Camargo – diretor geral da Águas Cuiabá