Domingo, 16 de Junho de 2024

CIDADES Segunda-feira, 27 de Maio de 2024, 09:20 - A | A

Segunda-feira, 27 de Maio de 2024, 09h:20 - A | A

ASSISTÊNCIA

Campanha Aquece Cuiabá distribui mais 100 cobertores à população em situação de rua

O Bom da Notícia/com assessoria

Com a chegada de uma nova frente fria, a equipe do Centro de Referência Especializado à População em Situação de Rua - Centro Pop, juntamente com a abordagem social ligada à Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, realizou a entrega de 100 cobertores da Campanha Aquece Cuiabá, idealizada pela primeira-dama Márcia Pinheiro, no final da tarde desta sexta-feira (24). Os principais pontos de concentração dessa população foram percorridos para a entrega dos cobertores, em mais uma ação voltada para a melhoria da qualidade de vida, oferecendo mais dignidade e conforto durante a queda das temperaturas.

A gestão de Emanuel Pinheiro tem uma preocupação especial voltada para as pessoas em situação de vulnerabilidade social, com ações direcionadas pela primeira-dama Márcia Pinheiro, que demonstra carinho e dedicação a essa população. Márcia Pinheiro destaca que uma grande preocupação da gestão é com a população em situação de rua e com as famílias que estão vulneráveis devido à perda de emprego causada pela pandemia. "A gestão se preocupa com essa população vulnerável. Quem está na rua sofre com o frio, além de ter mais facilidade de adoecer, especialmente neste período de aumento dos casos de Covid-19", afirmou a primeira-dama.

Nos últimos dias, em que foram registradas quedas na temperatura, foram distribuídos cerca de 500 cobertores. Essa ação ocorre todas as noites durante frentes frias, devido às condições das ruas que inviabilizam o armazenamento e o zelo dos cobertores, tornando-os praticamente descartáveis.

Segundo o registro da Coordenadoria de Proteção Social Especial, foram realizados 87 acolhimentos institucionais nas unidades de acolhimento da Prefeitura de Cuiabá.

A coordenadora de Proteção Especial, Célia Regina, lembra que, além de oferecer cobertores devido ao frio, a equipe possibilita acolhimento informando sobre as unidades existentes no município. “Sempre que realizamos esses tipos de trabalho, abordamos essas pessoas para encaminhá-las para as nossas unidades de acolhimento para adultos, como as da Guia e do Porto, e para a Associação Terapêutica e Ambiental Paraíso - ATAP. No entanto, nem sempre eles aceitam”, comentou Célia.

A Campanha Aquece Cuiabá, lançada em 2017, realiza a distribuição de cobertores sempre nesta época do ano. “Esse clima não faz parte da rotina dos cuiabanos, especialmente das pessoas que ficam nas ruas expostas, sem proteção. Por isso, incluímos na rota de hoje os cobertores, para oferecer o acolhimento necessário”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.