Em meio a pandemia do novo coronavírus, a rotina dos empreendedores de vários países vêm sendo mudada. Ainda que o foco principal, claro, seja a saúde das pessoas e, sobretudo, a contenção na disseminação da Covid-19.
Contudo, por conta da necessidade de se adequar a este novos tempos, as empresas também precisaram tomar decisões rápidas e precisas, como forma de lidar e sobreviver à crise provocada pelo vírus.
Assim, claro, à exemplo de vários lugares do mundo e do país, Mato Grosso não ficou de fora e intensificou seu trabalho, de olho nas ferramentas oferecidas pelas redes sociais, na divulgação de produtos e serviços. Como forma até de alcançar a sua clientela que sumiu das ruas, preventivamente, em isolamento social devido a Covid-19.
Desta forma, boa parte dos empreendedores já começam a trafegar com mais constância pela internet. Usando, principalmente, o marketing digital, para assegurar sucesso nas vendas realizadas de forma delivery.
Exemplo disso, é o restaurante Haus Beef, no Quilombo, em Cuiabá, - que passou a trabalhar com o este sistema [delivery] após decreto do prefeito Emanuel Pinheiro(MDB), em Cuiabá, obrigando a suspensão das atividades comerciais [com portas abertas] de estabelecimentos não considerados como serviços essencias, como forma de deter a proliferação do coronavírus.
Em Mato Grosso, o uso das redes sociais na divulgação de produtos e serviços aumentou devido a pandemia
“Já estávamos nos preparando para a operação de delivery e iniciaríamos em breve, mas acabou sendo antecipada pela situação atual”, disse o sócio do restaurante, Aldo Araújo.
Contudo, se a internet já era importante para os negócios, hoje ela virou a única alternativa para muitos deles. De acordo com Aldo, apesar da crise, o uso do marketing digital tem tido respostas positivas para o restaurante.
“A resposta está muito positiva. A medida que o nosso marketing vai ampliando o raio de ação, novos clientes vão aderindo. Estamos trabalhando bastante com o uso das redes sociais para divulgação dos serviços”, completou Aldo.
No setor de vestuário a situação é a mesma. Muitas lojas se adaptaram para entregar os produtos via delivery nessa quarentena. A loja Mimô, no CPA II, em Cuiabá, já trabalhava com o sistema de entregas, porém, teve que investir um pouco mais no marketing digital para deslanchar nas vendas e entregas.
“Supriu minhas expectativas apesar do medo do pessoal na quarentena. A loja está vendendo bem e isso me deixou até surpresa pelo fato da cidade estar praticamente fechada. É bom ver que mesmo assim o pessoal continua comprando roupas”, disse a dona da loja, Anne Carreiro.
As peças da loja são divulgadas por meio das redes sociais. De acordo com Anne, o planejamento de marketing social continuou o mesmo. As vendas baixaram um pouco porque ainda há muitas pessoas que preferem estar indo direto na loja escolher as roupas.
“Estamos divulgando bastante pelas redes sociais. Além disso, fechamos parcerias com digital influencer e é por esse meio que aumentamos o nosso marketing”, completa.
O consultor de marketing digital do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), Leandro Silva Gonçalves acredita que com este cenário de pandemia, o marketing digital tem uma grande importância e relevância para os negócios, - já que grande parte da sociedade está consumindo conteúdos nas principais plataformas de redes sociais e motores de buscas, como por exemplo, o google.
“A primeira coisa a se fazer em momentos de crise é ter um posicionamento e divulgar em seus canais como a empresa está passando por este momento, quais ações elas estão tomando para contribuir, se está funcionando, em que horário, ou seja, manter as pessoas informadas. Sempre lembrando que essa crise vai passar, e como sua marca será lembrada posteriormente”, disse Leandro.
O consultor diz ainda que a internet é fundamental para os negócios nesse período de pandemia. “O marketing digital, com suas diversas possibilidades, é um grande aliado para os negócios principalmente nesse cenário que estamos vivenciando, de isolamento social. As pessoas estão cada vez mais conectadas, então estar presente na internet é fundamental para melhorar os resultados e imagem das empresas”.