Nesta terça-feira(09), foi suspenso o atendimento nos Núcleos Cíveis da Capital, que funcionam no edifício Pantanal Business, na Avenida do CPA, em decorrência de um princípio de incêndio no primeiro andar.
O incidente acabou ocasionado a suspensão do atendimento dos Núcleos Cíveis da Capital após um princípio de incêndio provocado por um curto-circuito na fiação elétrica, na laje técnica do primeiro andar, ao lado dos elevadores. O fato ocorreu por volta das 12h50 e foi rapidamente solucionado pelo bombeiro civil que atua no prédio.
Após a visita de uma equipe técnica da Defensoria ao local, foi suspenso o atendimento ao público e o expediente, com a evacuação total do prédio.
Segundo relatório do bombeiro civil, somente o primeiro andar sofreu danos, exclusivamente na parte elétrica.
Todos os demais andares permaneceram em plenas condições de uso. Não houve vítimas nem tampouco outros danos materiais.
O atendimento ao público será retomado normalmente nesta quarta-feira(10). O expediente dos servidores e membros no prédio também vai funcionar, com exceção do primeiro andar, que vai permanecer interditado temporariamente para reparos.
Novo local
Os atendimentos dos Núcleos Cíveis da Capital - em especial da defensoria - tiveram início no edifício Pantanal Business, na Avenida do CPA, no dia 22 de maio do ano passado. O novo espaço vem cumprindo a tarefa de unificar os Núcleos Cíveis de Cuiabá, que antes estavam hospedados por diferentes pontos da capital. Assim, unificou o atendimento dos Núcleos de Iniciais, Cível, Defesa da Mulher, Consumidor, Fundiário, Conciliação, Direitos Difusos e Coletivos, e Segunda Instância Cível e Criminal, além de abrigar a Ouvidoria, Conselho Superior, Corregedoria, Escola Superior, e outras unidades administrativas.
A Defensoria ocupa do térreo ao 12, dos 16 andares do edifício, que fica próximo a um ponto de ônibus, com muitas linhas passando pelo local, e com uma faixa de pedestre bem em frente, permitindo o deslocamento no sentido oposto.
Ao entrar no prédio, o cidadão é recebido por um atendente treinado, que entrega uma senha, observando se é o primeiro atendimento (feito pelo setor de acolhimento) ou um atendimento agendado previamente (que será encaminhado aos guichês). Cada andar conta com um ou mais núcleos identificados com núcleos diferentes.
Após o atendimento inicial, no acolhimento ou nos guichês, o cidadão recebe uma pulseira com o cor do núcleo onde será atendido para facilitar a identificação.