Terça-feira, 28 de Maio de 2024

CIDADES Sexta-feira, 19 de Janeiro de 2024, 08:10 - A | A

Sexta-feira, 19 de Janeiro de 2024, 08h:10 - A | A

OPORTUNIDADE

Instituto Ciranda abre inscrições com vagas em Cuiabá e Rondonópolis

Da Redação do O Bom da Notícia com Assessoria

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de novos alunos do Instituto Ciranda - Música e Cidadania. Pais ou responsáveis por crianças e adolescentes de 7 a 18 anos, podem efetuar as inscrições para concorrer a mais de 250 vagas, disponíveis nos polos de Cuiabá e Rondonópolis.
São inúmeras opções de cursos gratuitos, voltados ao aprendizado de instrumentos musicais de orquestra. As inscrições também são gratuitas, e devem ser realizadas no site da instituição (institutociranda.org.br) até do dia 28 de janeiro. Para participar do processo seletivo, não é necessário conhecimento musical prévio. A única exigência é que os inscritos estejam frequentando a escola regular.

A segunda etapa, após a inscrição, consiste nas entrevistas presenciais com os candidatos, que devem estar acompanhados por um responsável. A agenda com horário e local das entrevistas será divulgada no dia 31 de janeiro, também no site do Instituto Ciranda.

No dia 09 de fevereiro, será divulgada a relação dos aprovados. Já o período de matrículas para novos alunos, será entre os dias 14 e 16 de fevereiro. É importante destacar que os candidatos devem acompanhar todas as atualizações pelo site do instituto.

Os interessados podem se inscrever para uma das inúmeras opções de cursos, como violino, viola de arco, violoncelo, contrabaixo acústico, clarineta, flauta transversal, saxofone, oboé, fagote, trompete, trombone/tuba, trompa, percussão, musicalização, coral infantil e coral infantojuvenil.

Os aprovados no processo seletivo para as vagas da capital, irão se juntar aos cerca de 350 alunos que continuam o processo de formação. “A nossa meta é agregar aproximadamente 150 novos alunos aqui em Cuiabá. Com qualidade e seriedade, continuamos oportunizando o acesso à cultura e cidadania, por meio da música”, diz Robson da Silva, coordenador pedagógico do Instituto Ciranda.

Mais que o acesso à formação musical gratuita, uma oportunidade que pode mudar vidas. “É uma grande alegria podermos iniciar mais um processo seletivo, criando oportunidades de desenvolvimento humano. Isso é o mais importante, é a música como ferramenta de cidadania, de transformação social”, avalia o presidente do Instituto Ciranda, Murilo Alves.

Cultura e cidadania

Há mais de 20 anos o Instituto Ciranda - Música e Cidadania se dedica a fomentar ações nas áreas da educação e cultura, utilizando a música como ferramenta de cidadania e transformação. São mais de 800 alunos, atendidos nos polos do Instituto Ciranda das cidades de Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Rondonópolis, Sonora e Poconé. Somente na capital, são cerca de 400 alunos, que têm aulas de diversos instrumentos no Centro Histórico da cidade, na emblemática Casa de Bembem.

Parceiros

Para manter todos os programas e atividades, em Cuiabá e nos demais polos mencionados, o Instituto Ciranda conta com importantes parcerias. A empresa Bom Futuro, Energisa, Eletrobrás Eletronorte, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), a Prefeitura Municipal de Sonora, a Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão (AMPA) e o Instituto Sicoob são alguns destes parceiros.

Cronograma do Processo Seletivo:

- Inscrições: até dia 28/01 (institutociranda.org.br)
- Divulgação de horário e local de entrevistas: 31/01
- Entrevistas: 05/02 a 08/02
- Divulgação dos selecionados: 09/02
- Matrículas de novos alunos: 14/02 até 16/02
- Retorno das aulas: 19/02
- Aula inaugural e reunião de pais: 25/02