Quarta-feira, 24 de Julho de 2024

CIDADES Sexta-feira, 21 de Junho de 2024, 10:00 - A | A

Sexta-feira, 21 de Junho de 2024, 10h:00 - A | A

CLIMA DE DESERTO

Inverno começa com Inmet e Defesa Civil alertando para baixa umidade em Mato Grosso

Luciana Nunes/ O Bom da Notícia

Nesta quinta-feira (20) o primeiro dia do inverno no país, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu uma alerta de perigo potencial para baixa umidade relativa do ar para Mato Grosso, com índices entre 20% e 30% para os próximos dias.

A Defesa Civil do Estado também fez alerta para cuidados com a saúde, especialmente de crianças e idosos. E ainda apontou risco de incêndios florestais e à saúde como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

A orientação do meteorologista é de que os moradores da região evitem desgaste físico nas horas mais secas e não se exponham ao sol nos períodos mais quentes do dia. Outra dica é ingerir bastante líquido, para se manter hidratado e evitar qualquer reflexo na saúde causado pela seca.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que quando o índice de umidade relativa do ar fica abaixo dos 30%, a situação já é considerada preocupante, visto que o nível ideal para a saúde humana varia entre 60% e 80%.

Confira a previsão do tempo em Cuiabá:

Na quinta-feira (20), o tempo começou com muitas nuvens no céu, mas o sol alcança calor intenso no meio da manhã e a máxima chega a 37°C à tarde. A umidade do ar fica em 27%.

Já na tão esperada sexta-feira (21), os termômetros chegam a 38°C nesse dia com umidade variando entre 20% a 27%.