Sábado, 10 de Maio de 2025

CIDADES Terça-feira, 16 de Junho de 2020, 10:06 - A | A

Terça-feira, 16 de Junho de 2020, 10h:06 - A | A

NESTA TERÇA, ÀS 15H

Live do 'O Bom' conversa com cineasta que virou atração na temporada de filmes online em Cuiabá

Vivian Nunes/ Especial para O Bom da Notícia

O entrevistado do O Bom da Notícia desta terça-feira (16), às 15h, será o jornalista e cineasta Márcio Moreira, que falará sobre suas seis obras que foram atração na Temporada de Filmes Online, no Cine Teatro Cuiabá. A transmissão será ao vivo pela plataforma do Facebook do nosso portal.

Juntamente com os jornalistas Edivaldo Ribeiro e Marisa Batalha - que conduzirão a live -, mais duas outras pessoas deverão participar do ‘bate-bola’. A atriz pantaneira, de Mimoso, que atuou no filme  ‘Saringangá’, Mariana Ferreira Leite e o também cineasta e diretor de fotografia, Jorge Monclar, proprietário da Academia Internacional de Cinema no Rio de Janeiro.

O entrevistado do O Bom da Notícia desta terça-feira (16), às 15h, será o jornalista e cineasta Márcio Moreira, que falará sobre suas seis obras que foram atração na Temporada de Filmes Online, no Cine Teatro Cuiabá

A ação do Cine Teatro Cuiabá foi organizada em substituição à programação presencial cancelada em atenção às medidas de contenção e prevenção da covid-19. Assim, o cineasta que nasceu no Ceará, mas veio para Cuiabá no ano de 1995 e desde então ficou, pode compartilhar os seus filmes que expressam personalidade e cultura de Mato Grosso.

As obras que serão compartilhados são “Saringangá” (Márcio Moreira, MT, 2001, 11', classificação indicativa 12 anos), "Trindade esquecida" (Márcio Moreira, MT, 2001, 14', classificação indicativa livre) e quatro episódios da série Imagens da Terra, projeto coordenado por Kátia Meirelles: “Arte aqui é mato” (Márcio Moreira, MT, 2001, 14’, classificação indicativa livre), “Os Caretas” (Márcio Moreira & Luiz Carlos Ribeiro, MT, 2001, 10’, classificação indicativa livre), “Os Cinco Morenos” (Márcio Moreira, MT, 2001, 13’, classificação indicativa livre) e “Dunga Rodrigues” (Márcio Moreira, MT, 2001, 21’, classificação indicativa livre). A ação envolve parceria entre o realizador, o Cine Teatro Cuiabá, o Cineclube Coxiponés da UFMT e a REC-MT (Rede Cineclubista de Mato Grosso).

Na capital de Mato Grosso formou-se em Comunicação Social na UFMT, no ano de 1999. Ainda na faculdade, começou a desenvolver pesquisas, dedicando-se às riquezas da história e da cultura de Mato Grosso. Pesquisas essas que permitiram a Moreira desenvolver obras tanto na literatura como no audiovisual e cinema.

No cinema, Márcio Moreira é roteirista e diretor do curta-metragem “Saringangá”, realizado em locações em Mimoso, interior de Mato Grosso, com participação do grupo de 'Siriri Araras do Mimoso'. No elenco estão Mara Ferraz, Romeu Benedicto, Regina Lobo, Vera Capilé, Mariana Ferreira e João Marcio Pereira.

Desde 2002, trabalha no Grupo Gazeta de Comunicação, na TV Vila Real, onde já dirigiu programas de entretenimento e atualmente é editor chefe de programa jornalístico Cadeia Neles, apresentado pelo jornalista Edivaldo Ribeiro. Entre os projetos recentes, Márcio Moreira está em fase de conclusão de um livro sobre a vida de Névio Lotufo.

O internauta que quiser participar, pode fazer suas perguntas pelo Facebook do site ou durante a entrevista ao vivo, pela própria plataforma, ou ainda pelo WhastApp: 98151.0108.