Com o objetivo de descentralizar o debate e levar informação diretamente às comunidades, o bairro Pedra 90 recebe, neste sábado (20 de dezembro), o III Ciclo de Palestras: “O que tem gerado o aumento da violência contra a mulher”. O evento, idealizado e coordenado pela Professora Jacy Proença, reunirá autoridades estaduais, especialistas em segurança pública e ativistas sociais para um mutirão de conscientização e cidadania.
A programação tem início às 7h30, com credenciamento gratuito, e segue até às 11h40. O encontro propõe uma análise profunda não apenas sobre os números da violência, mas sobre os fatores desencadeadores e as políticas públicas necessárias para estancar essa crise social.
Diversidade de olhares sobre a violência A mesa de debates traz uma abordagem interseccional. A Dr.ª Rosana Leite Antunes de Barros, Defensora Pública, abrirá as discussões (via videoconferência) abordando os fatores que impulsionam os índices de agressão.
O evento dará destaque especial a grupos vulnerabilizados dentro da estatística geral. A Prof.ª Elis Regina Prates, fundadora do Fórum de Mulheres Negras de MT, trará o recorte da "Violência contra a mulher negra", enquanto a Prof.ª Mariza Beatriz de Souza, autora do projeto da Delegacia do Idoso, discutirá a invisibilidade da "Violência contra a mulher idosa".
Na esfera política, o Deputado Estadual Carlos Avallone apresentará o papel da Procuradoria da Mulher e a importância do "Orçamento Mulher" para garantir recursos no combate à violência. A Prof.ª Jacy Proença, coordenadora do projeto e ex-diretora da SEPPIR/Presidência da República, conduzirá a aplicação de um formulário de levantamento para basear futuras políticas públicas.
O evento encerrará com uma mensagem de Natal e sorteio de brindes para a comunidade.
Expansão do Projeto
A coordenação do evento já articula novas edições para 2026, visando levar o debate para o interior e outras regiões da capital:
Em janeiro tem previsão de mais uma edição para Cuiabá. Já nos dias 9 e 10 de fevereiro a edição será em Campo Novo dos Parecis e Sapezal. No mês de março, o projeto retorna a Cuiabá para edições nas regionais Norte, Leste e Oeste, em alusão ao Mês da Mulher.
REALIZAÇÃO O III Ciclo de Palestras é uma realização da Cordemato e a Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setasc), tem produção da ERP Company e coordenação da professora Jacy Proença, além de apoio da Cufa-MT e Assembleia Legislativa.
SERVIÇO
O quê: III Ciclo de Palestras - "O que tem gerado o aumento da violência contra a mulher"
Quando: 20 de dezembro de 2025 (Sábado).
Horário: Das 07h30 às 11h40.
Onde: sede da Associação de Pequenos e mini produtores rurais do Cinturão Verde (ASPROVERDE). Endereço: Rua 01, Cinturão Verde (Pedra 90) - Entrada: Gratuita.
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2


