Sábado, 25 de Maio de 2024

CIDADES Domingo, 17 de Março de 2024, 08:16 - A | A

Domingo, 17 de Março de 2024, 08h:16 - A | A

COM FLÁVIO TÓFANI

Tema ‘Educar não é fácil, mas quem disse que seria?’, abre congresso em Cuiabá

Da Redação do Bom da Notícia com Assessoria

O palestrante Flávio Tófani, o Tio Flávio como é conhecido, esteve em Cuiabá ministrando palestra para centenas de pais de alunos do Colégio Notre Dame de Lourdes. Professor há mais de 20 anos, jornalista e escritor, Tio Flávio é referência na realização de palestras em todo o país. No Congresso de Pais, em Mato Grosso, a palestra teve como tema "Educar não é fácil, mas quem disse que seria?".

"O objetivo da família é o mesmo objetivo da escola, são núcleos diferentes, mas com o mesmo objetivo. Imagine a gente tendo uma escola forte e uma família forte. Imagina a gente tendo uma sociedade forte. A gente faz o trabalho conjunto, unindo esforços em busca de mais conhecimento, Esses eventos, reunindo a escola e os pais, são de extrema importância. É a melhor coisa que tem", afirmou ao terminar a palestra.

Antes de conversar com os pais, foram realizadas palestras para os alunos do 8º ano ao Ensino Médio. Destacando temas como o respeito às diferenças, Tio Flávio contou com plateias atentas e envolvidas. "Eles conseguiram captar a mensagem de que nós não somos melhores que ninguém, estamos aqui para aprender sempre, não estamos formados, não estamos prontos, e é um caminho evolutivo mesmo. Se a gente caminhar sozinho, vai ser mais doloroso, vai ser mais difícil, quando a gente se une sem preconceitos, sem dispensar as pessoas, ou sem pisar nas pessoas, a coisa flui muito mais", destacou.

Os estudantes avaliaram que foi um momento importante e de aprendizado. "Nos ajudou a refletir sobre quem somos e como tratamos o nosso próximo", disse uma aluna. "Temos que saber respeitar as pessoas, como elas são, e devemos ser gratos por tudo que somos e temos", pontuou outra.

A diretora do Colégio Notre Dame de Lourdes, Irmã Marluce Almeida, explicou que é um compromisso da instituição investir na formação continuada, dos alunos e de toda a família. "É essencial a união e o comprometimento de todos para a educação das nossas crianças e adolescentes. Esses momentos nos ajudam a levar mais conhecimento e promover a troca de experiências".