Quarta-feira, 17 de Julho de 2024

CIDADES Terça-feira, 15 de Agosto de 2023, 14:28 - A | A

Terça-feira, 15 de Agosto de 2023, 14h:28 - A | A

ATÉ SEXTA

Unidade móvel do MT Hemocentro recebe doações de sangue na ALMT

O Bom da Notícia/com Assessoria

A unidade móvel do MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, realizará coletas de sangue na Assembleia Legislativa até sexta-feira (18), das 8h às 12h e das 13h às 16h.

De acordo com a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, a ação ocorre em conjunto com o Projeto 10S – gincana da solidariedade promovida por servidores da Casa de Leis – e tem o objetivo de facilitar o acesso de trabalhadores da Assembleia Legislativa e do Centro Político à doação de sangue.

“A gincana da solidariedade é realizada há três anos e incentiva a doação de sangue três vezes por ano. Precisamos constantemente de doações e a unidade móvel nos ajuda nesta missão, pois facilita a coleta para muitas pessoas que, por alguma razão, não podem se deslocar à sede do MT Hemocentro”, explicou.

A doação de sangue no Brasil deve ser voluntária e gratuita. O sangue coletado beneficia pessoas internadas e em tratamento nas unidades e hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado.

Para a doação, o Ministério da Saúde recomenda que o doador compareça à unidade com um documento oficial com foto, tenha mais de 51 quilos, esteja em bom estado de saúde e tenha uma alimentação saudável. Os candidatos precisam ter idades entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias e nunca devem doar sangue em jejum.

Homens podem fazer até quatro doações anuais, com intervalo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de três meses.

Em cada coleta é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue. Recomenda-se, nas primeiras horas pós-doação, descanso e evitar atividade física e ingestão de bebida alcoólica.

Serviço

Além do atendimento na unidade móvel, o MT Hemocentro continua realizando coletas na sede da unidade. As doações podem ser agendadas por este link ou por meio dos telefones (65) 3623-0044 (Ramal 221 e 222) e WhatsApp (65) 98433-0624.

A sede do MT Hemocentro está localizada na Rua 13 de Junho, nº 1.055, Centro Sul, Cuiabá. O funcionamento regular da unidade ocorre de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 17h30.