À exemplo de outras eleições na proporcional, todo ano aparecem candidatos - indiferente às suas propostas, claro, - mas com nomes bem esdrúxulos, para serem escolhidos na disputa à uma vaga nas câmaras de vereadores.
Assim, nestas eleições municipais que ocorrem no dia 15 de novembro, alguns candidatos - na Capital e na cidade vizinha, Várzea Grande -, estão colocando à disposição do eleitor nomes bem diferentes.
Com 728 pessoas concorrendo em Cuiabá, às 25 vagas na Câmara de Vereadores, apelidos e codinomes ganham a atenção.
Há pelo menos 42 deles que se utilizam, neste pleito, dos seus cargos como, por exemplo, 'Professor Batata', pastor tal ou líder comunitário[...]. Outros oito não abriram mão do 'doutor', colocando o título como seus maiores avalistas. E nesta esteira, cinco deles ainda se apresentam como 'sargento', antes de colocarem seus nomes, além de dois que se apresentam aos eleitores, primeiro como delegados.
Claro, há alguns bem diferentes, de certa forma até engraçados como: Canelinha de Pacú (PL), Paraqueda (PL), MC Banana (PTB), Bebê da Saúde (DEM), Fumaça Soares (PSDB), Anjinho do Gás (PT), Deva Gazella (Republicanos), Mimi do Povo (PP), Bete Roca (PSB), Pantaneiro Sangue Azul (Rede), ou Rapadura (PSD).
Há ainda alguns já bem conhecidos pelas suas performances como é o caso dos digital influencers Gato Louco (Podemos), que ganhou fama após participar do quadro 'Se Vira nos 30', do Domingão do Faustão, na TV Globo, e hoje, tem 50 mil seguidores no Instagram e Xô Mano (MD), que milhares de seguidores em suas redes sociais. Ou ainda o conhecido dono de um bar alternativo na capital, o Lucius do Caju (PDT).
Assim, de uma coisa os eleitores não poderão reclamar, falta de opção. Mostrando que o elevado número de candidatos como os nomes diferentes acabam refletindo uma sociedade, claro, igualmente, multifacetada.
Veja ainda outros nomes diferentes que disputas as Câmaras de Vereadores de Cuiabá e Várzea Grande:
*Doidinhoducorte (PTB)
*Dito Botafogo (PL)
*Edu Chocolate (PTC)
*Fernando Metello Caxorrão (PDT)
*Índio do Brasil (PT)
*Jajá do Povo (Republicanos)
*Kauane Bombom (PL)
*Kiko dos Guerreiros (Podemos)
*Kota Cortez (PT)
*Allexandre Jacaré (PT)
*Andinho Lan House (DEM)
*Arie Campos Batatinha (PSC)
*Baixinha Giraldelli (PDT)
*Berê do Milênio (Republicanos)
*Didimo Vovô (PSB)
*Rosinaldo Tafarel (PSD)