O II Fórum CT – Capacitação e Transformação chega a Cuiabá em 28 e 29 de novembro, compondo o circuito de encontros que percorre três capitais brasileiras: além de Cuiabá, Fortaleza e Macapá são contempladas. Nesta segunda edição, o evento promoverá palestras, oficinas, rodas de conversa e momentos de troca entre lideranças, organizações e referências do esporte e do impacto social.
O evento é voltado para lideranças, organizações e referências do Terceiro Setor que acreditam no esporte como ferramenta de transformação social. A inscrição é gratuita.
Entre os temas a serem abordados no evento estão metodologias esportivas para o desenvolvimento humano, elaboração de projetos, inteligência artificial aplicada ao terceiro setor, caminhos para encontrar investidores e patrocinadores, além dos painéis “Mulheres em campo”, “Captação de recursos” e o “Futuro das leis de incentivo ao esporte”.
A proposta é estimular o protagonismo e a autonomia das organizações sociais, aproximando diferentes atores do ecossistema esportivo e social.
As atividades serão acompanhadas de valiosas oportunidades de troca entre organizações e agentes do setor, com debates fundamentais para o fortalecimento institucional. A programação prevê palestras inspiradoras com atletas que tiveram suas trajetórias e projetos transformados pelo esporte como Taís Pastre, técnica da Seleção Brasileira de Basquete Master Feminino 60+.
"A jornada da Rede CT é rumo à descentralização dos recursos da Lei de Incentivo ao Esporte, por uma distribuição mais equânime dos recursos públicos para o desenvolvimento humano, social e territorial. Só podemos acreditar na eficiência das políticas públicas se elas puderem chegar aos territórios e ações que mais precisam; se elas puderem incentivar empreendedores e agentes sociais a multiplicarem o bem-estar e o desenvolvimento de comunidades", afirma Gigi Favacho, gerente da Rede CT.
Além de Gigi, o evento contará com a participação de Fernando Salum (Rede Igapó), Saimon Avelino (Instituto Futebol de Rua - FDR), Udeilson Cézar (Federação Mato-Grossense de Desportos para Cegos), Róbson Soares, Laura Farias, Daiany Saldanha (Rede CT), Adriana Mitre (Rede Igapó), Thaís Olivetti (Empodera), Yasmin Freitas (Empodera) e Neide Santos (Projeto Vida Corrida).
O II Fórum CT – Capacitação e Transformação é uma iniciativa da Rede CT, coordenada pelo Instituto Futebol de Rua e pela Rede Igapó, e tem patrocínio do Itaú e da B3. Consolidado como um espaço de cooperação e fortalecimento regional, o Fórum CT propõe diálogos sobre a Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), os desafios da gestão social, o planejamento de projetos, a captação de recursos e as inovações tecnológicas que estão redesenhando o cenário do esporte de base no Brasil.


