Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025

ESPORTES Domingo, 11 de Novembro de 2018, 09:24 - A | A

Domingo, 11 de Novembro de 2018, 09h:24 - A | A

SÉRIE B

Paysandu vence Guarani em Campinas e pode escapar da degola

Orlando Antunes

O fim do Guarani no Campeonato Brasileiro da Série B está sendo melancólico. Diante de pouco mais de mil pessoas, o time alviverde deu adeus as chances de conquistar ao acesso na noite deste sábado ao perder para o Paysandu, por 2 a 0, em pleno Brinco de Ouro da Princesa, no encerramento da 36ª rodada.     

 

VAIAS E RESPIRO   

 

Vaiado pelos torcedores, o Guarani estacionou nos 50 pontos e segue na nona colocação. Nas últimas duas rodadas, vai apenas cumprir tabela. Já o Paysandu venceu a segunda seguida e manteve o vivo o sonho de escapar da Série C. 

 

Ainda na zona de rebaixamento, em 17º lugar, o time paraense tem 40 pontos, dois a menos que o CRB. Ídolo da torcida pontepretana, João Brigatti comemorou demais a vitória sobre o Guarani. 

 

E essa é a segunda vez que o treinador do Paysandu faz a festa no Brinco de Ouro da Princesa nesta temporada. Como auxiliar da Macaca, ele havia conquistado a vitória no dérbi do primeiro turno. 

 

PRIMEIRO TEMPO     

 

Sem grandes pretensões dentro do campeonato, o Guarani entrou desligado na partida e quase levou o primeiro gol logo aos sete minutos.   Philipe Maia deixou a bola para Agenor, que não saiu do gol. Magno aproveitou a falta de comunicação, mas a finalização foi na rede pelo lado de fora. Precisando da vitória, o Paysandu começou em cima do Bugre.   

 

Os poucos torcedores presentes no Brinco de Ouro da Princesa perderam a paciência com o time bugrino logo aos 15 minutos. A situação ficou ainda pior aos 18. Em mais uma atrapalhada de Philipe Maia e Agenor, Magno ganhou na velocidade do zagueiro, passou pelo goleiro e abriu o placar para o Paysandu.   

 

O primeiro chute do Guarani foi apenas aos 21, com Matheus Oliveira. O jogo, porém, continuava sendo dominado pelo Paysandu. Aos 32, Diego Ivo cabeceou nas mãos de Agenor. Na sequência, Denner arriscou de longe e mandou por cima. A etapa inicial terminou com vaias dos torcedores. 

 

SEGUNDO TEMPO     

 

Logo aos três minutos do segundo tempo, Pedro Carmona cobrou falta, Renato Augusto desviou, a bola bateu em Philipe Maia e sobrou para Perema completar de cabeça na segunda trave. Enquanto os jogadores do Paysandu comemoravam o segundo gol, a torcida bugrina cantava: "Vergonha, vergonha, time sem vergonha".   

 

Aos 11, Denner cobrou falta de longe e levou perigo. Tranquilo na partida, o Paysandu recuou e dificultou ainda mais a vida do já desanimado Guarani. Erik soltou a bomba por cima do gol após jogada individual, arrancando alguns aplausos dos torcedores.   

 

No contra-ataque, o Paysandu quase fez o terceiro aos 39. Magno desceu em velocidade, invadiu a área e bateu em cima de Agenor. Depois disso, a partida seguiu sem maiores lances de perigo.  

 

PRÓXIMOS JOGOS     

 

O Guarani volta a campo no próximo sábado, contra o Brasil de Pelotas, às 17 horas, no Bento Freitas, em Pelotas. Na terça-feira, o Paysandu enfrenta o Figueirense, às 19h15, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis. Os jogos são válidos pela penúltima rodada.  

 

OUTROS RESULTADOS   

 

Oeste 0 x 0 Londrina   

Criciúma 3 x 3 CRB  

Sampaio 2 x 1 São Bento  

CSA 0 x 0 Atlético Goianiense  

 

CLASSIFICAÇÃO   

 

G-4   

 

Fortaleza (Campeão)  68 pg   

CSA        59 pg  

Goiás        57 pg  

Avaí           57 pg   

 

INTERMEDIÁRIO   

 

Ponte Preta               56 pg   

Londrina                    55 pg  

Vila Nova                   55 pg  

Atl. Goiás                   53 pg  

 

REBAIXAMENTO   

 

Paysandu                    40 pg   

Juventude(rebaixado) 35 pg  

Sampaio (rebaixado)  35 pg  

Boa (rebaixado)          29 pg