Quarta-feira, 14 de Janeiro de 2026

ESPORTES Quarta-feira, 14 de Janeiro de 2026, 17:59 - A | A

Quarta-feira, 14 de Janeiro de 2026, 17h:59 - A | A

ALTO RENDIMENTO

Shotokan realiza 1ª reunião de 2026 e apresenta plano estratégico para elevar karatê

Da Redação do O Bom da Notícia/Com Assessoria

A Associação Shotokan realizou neste sábado, 10 de janeiro, sua primeira reunião oficial de 2026, reunindo pais, atletas e comissão técnica no Auditório da Aecim Tocantins. O encontro marcou o início de um novo ciclo esportivo, com a apresentação do calendário anual, metas competitivas e uma ampla reformulação no modelo de treinamento da equipe.

Durante o encontro, a diretoria apresentou o planejamento que contempla competições em nível estadual, nacional e internacional, envolvendo entidades como JKA, WKF e WTKF. Estão no cronograma seletivas, campeonatos brasileiros, sul-americanos e mundiais, incluindo a seletiva da CBK em São José dos Pinhais e o Campeonato Brasileiro da JKA em Belém (PA), em comemoração aos 80 anos do sensei Yoshizo Machida e o Curso Internacional com Sensei Tatsuya Naka, que também servirá como seletiva para o Sul-Americano. Neste evento teremos apoio da SECEL MT / Governo de MT através do Secretário David Moura e do Governador Mauro Mendes, que apoiarão uma delegação de 22 pessoas entre técnicos e atletas neste evento.

O foco para 2026 é ampliar o desempenho esportivo, aumentar a presença da Shotokan nas principais competições e recuperar o protagonismo nacional.

Entre as mudanças anunciadas, está a implantação de um modelo de treinamento contínuo e intensivo, abandonando o formato tradicional de pré-temporada. A rotina passa a incluir treinos técnicos diários à noite (de segunda à sábado), preparação física 2x por semana com atividades físicas também no período da manhã, além de sessões técnicas aos sábados, com o domingo reservado ao descanso.

Um dos pilares do novo ciclo será a preparação física sob coordenação do Sensei Bruno Costa, que será responsável por avaliações individuais e planos personalizados.

Sensei Rodrigo Souza explicou que conforme destacado durante a reunião:
“A Shotokan agora pretende não somente treinar fisicamente os atletas, mas focar em uma avaliação mais única, fazendo preparação individualizada voltada às necessidades de cada um, para melhorar o rendimento técnico e diversas questões, como mobilidade e resistência física".

Além do trabalho presencial, os atletas também participarão de treinamentos on-line com professores renomados do Brasil e do exterior, voltados principalmente ao aperfeiçoamento técnico, em especial no kata e no Kumitê.

A Shotokan também anunciou que busca integrar uma equipe multidisciplinar, com nutricionistas esportivos e psicólogos do esporte, oferecendo suporte completo aos atletas, alinhado às exigências do alto rendimento.

“Os treinos agora não vão ser reduzidos no início do ano como de costume na pré-temporada, mas intensificados, todos os dias, incluindo parte física e treino técnico focado em cada participação. O objetivo principal é melhorar o atleta como um todo, na parte técnica e na preparação física, para que a gente alcance objetivos maiores, com mais participação e mais medalhas.”, conclui o sensei.

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2