Quarta-feira, 24 de Julho de 2024

O BOM DA VIDA Sexta-feira, 21 de Junho de 2024, 17:21 - A | A

Sexta-feira, 21 de Junho de 2024, 17h:21 - A | A

VEM QUEM QUER

Arraiá da Praça da Mandioca será nesta sexta e sábado, com entrada gratuita

Haverá forró, lambadão, quadrilha improvisada e comidas típicas

Da Redação do Bom da Notícia com Assessoria

A Praça da Mandioca, patrimônio histórico e cultural de Cuiabá, recebe nesta sexta-feira (21) e neste sábado (22), a partir das 19h, o Arraiá do Centro Histórico, organizado pelo Cordão Vem Quem Quer. Vai ter forró, quadrilha improvisada, comidas típicas e muito mais, tudo isso com entrada gratuita.

Nesta sexta-feira, além das intervenções de cordelistas, haverá show de forró com Mariana Borealis e banda entre 21h e meia-noite. No sábado, a programação é mais variada: terá quadrilha por adesão do público, apresentação do trio de forró Gabi Hipólito, Felipe do Mato e Pedrinho Caíres, roda de coco com o grupo Devotos da Mandioca, batucada na praça com o Maracatu Buriti Nagô e a DJ Ana Carolina, tocando forró e lambadão.

E haverá feira gastronômica, claro, com curau, milho cozido, espetinho, cachorro quente, maçã do amor, maria isabel e muito mais! Haverá também produtos de economia criativa, como acessórios, mandalas e velas artesanais. Para a criançada, haverá pula-pula.

A iniciativa é do Cordão Carnavalesco Vem Quem Quer, que se organiza para ocupar o Centro Histórico com arte e cultura e, este ano, se reuniu para realizar, de forma independente, um arraiá na Praça da Mandioca (Praça Conde Azambuja), festa tão popular no país e já tradicional no local. Há 30 anos, há festejos joaninos no ponto cultural, sempre com algum grupo à frente da produção. Na manhã desta segunda-feira (21), houve missa, marcando a vertente católica da homenagem a São João.

“O Cordão Vem Quem Quer nasceu janeiro em 2023 de um desejo de organizar um carnaval de rua popular! Grupos de diferentes frentes artísticas se uniram para celebrar essa tradicional festa brasileira e, neste ano, repetimos a dose. Aproveitando o envolvimento, após o carnaval surgiu o desejo de realizar esse arraiá e a praça da Mandioca foi escolhida por ser o local de encontro de alguns dos grupos que puxam o cordão, como o Buriti Nagô, Devotos da Mandioca e Anjos da Lata. Então, através da organização coletiva e voluntária, realizaremos o Arraiá do Centro Histórico, onde temos o prazer de compartilhar nossa vivência cultural da praça com toda a comunidade”, contextualiza e convida Vicenzo Zaleski, membro da comissão organizadora e integrante dos três grupos citados.

São apoiadores do evento a Prefeitura de Cuiabá, por meio das secretarias municipais envolvidas, os centros culturais A Casa do Centro e Casa das Pretas, os grupos artísticos Buriti Nagô, Devotos da Mandioca e Cena Livre, a Feirinha das Fridas e a Associação dos Moradores e Amigos da Praça da Mandioca.