Terça-feira, 19 de Agosto de 2025

O BOM DA VIDA Terça-feira, 19 de Agosto de 2025, 15:00 - A | A

Terça-feira, 19 de Agosto de 2025, 15h:00 - A | A

CULTURA DE MT

Comunidade promove Festival de Viola de Cocho com oficinas e apresentações

O Bom da Notícia/Assessoria

Momento único para quem sonha em beber na fonte da cultura tradicional de Mato Grosso. No próximo domingo (24), a comunidade do Distrito de Engenho Velho, em Santo Antônio do Leverger, conduz visitantes a uma imersão pelas artes ribeirinhas. O Festival de Viola de Cocho é gratuito e terá programação intensa, das 9h às 17h, no Centro Comunitário e Salão de Festas da Capela São Benedito.

Ao longo do dia, além do cardápio repleto de pratos típicos, uma programação intensa promete uma verdadeira aula de cultura popular tradicional e vivência comunitária. Além de valorizar a viola de cocho e o cururu, também abre espaço para outras expressões artísticas ligadas à cultura tradicional.

O espaço contará com decoração especial, homenagem à Nossa Senhora da Guia, participação do pesquisador e músico, Habel Dy Anjos, que é um grande professor e mestre na instrução da viola de cocho e também, na forma de tocar. A vivência artística inclui ainda uma oficina de confecção de viola de cocho e instrumentalização dessa peça que é um ícone do patrimônio histórico material e imaterial mato-grossense, com o luthier e mestre da cultura popular, Alcides Ribeiro.

A dança também promete encantamento aos que se fizerem presentes. A Cia de Dança Rodinei Barbosa faz apresentação com combo de danças populares mato-grossenses, como o rasqueado, mas com uma linguagem mais contemporânea. Mas de outro lado, de forma mais tradicional, o Instituto Cultural Vitória Régia do Pantanal e o Flor Serrana dançam o siriri e ainda, o grupo Tradição Cuiabana do Coxipó apresenta várias duplas de cururueiros. Por fim, haverá apresentações do quarteto musical Jovens Amigos, e também, de Roberto Lucialdo e banda.

O diretor da instituição realizadora, Kelson Panosso destaca que tudo foi pensado em conjunto com os protagonistas do projeto. “Este, surge da necessidade e vontade da comunidade, de realizar um encontro que além de valorizar sua cultura, fosse uma plataforma de visibilidade para a produção artística local. E vale ressaltar, o engajamento comunitário foi fortalecido com o grande empenho da liderança ribeirinho, Samuel Moreira”.

O evento é uma realização da Cidarta em parceria com a Associação de Moradores e Pequenos Produtores Rurais de Miguel Velho, com patrocínio do Governo de Mato Grosso e Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) via destinação de emenda do deputado Júlio Campos. Conta ainda com apoio cultural da Câmara Municipal e Prefeitura de Santo Antônio de Leverger.

Mais informações: @cidartaoficial no Instagram e (65) 99943-7748