Quinta-feira, 23 de Maio de 2024

O BOM DA VIDA Segunda-feira, 05 de Fevereiro de 2024, 18:22 - A | A

Segunda-feira, 05 de Fevereiro de 2024, 18h:22 - A | A

CARNAVAL

Inclusão e cultura marcam abertura da Folia Cuiabana 2024 na Praça 8 de Abril

Da Redação do O Bom da Notícia/Com Assessoria

Foi em grande estilo, com um show de inclusão, animação e cultura, que a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, abriu a Folia Cuiabana 2024, neste domingo (4), na Praça Oito de Abril.  A Banda Cheiro de Amor comandada pela vocalista Vina Calmon abriu o evento com a energia da música baiana e agitou o público de aproximadamente 5 mil foliões dos mais variados bairros, das mais diferentes classes sociais, de todas as idades que se possa imaginar, de estilos diversificados, mas que tinham um propósito em comum: pular, dançar, ser feliz e expressar o amor pelo Carnaval.  Além da Cheiro de Amor, outras quatro bandas animaram a noite.

Nem mesmo a grande chuva que caiu horas antes, impediu a participação da galera. Alguns foram de carro próprio, outros de moto. Teve gente que foi a pé, de táxi, ônibus, bicicleta, carona, de cadeira de rodas e até com pernas de pau.

A cantora Vina Calmon, disse que foi uma alegria se apresentar na capital do calor e que sentiu que este Carnaval promete muito. “Neste pré-carnaval já deu pra sentir que vai ser uma grande festa por aqui. É extremante importante esse incentivo e valorização das prefeituras com a cultura, com as bandas carnavalescas, com a alegria da população. O Carnaval é uma das maiores festas do mundo, é importante que se alimente, se fomente e se preserve essa tradição”, ressaltou a baiana.

Além da banda nacional, que foi a estrela da mega abertura, a noite contou com a animação do grupo Sedusamba que nasceu há mais de uma década nas rodas de sambas de Cuiabá, o alto astral do Mestre Cachaço e a alegria da Confraria do Bode. Teve ainda a magia da Banda Tropical com a voz envolvente da vocalista Lorena Ly que junto com o seu parceiro Thales de Paiva, levou o público à loucura.

O secretário de cultura, Aluízio Leite, reconheceu o empenho do Prefeito Emanuel Pinheiro em presentear a população com o show nacional da Banda Cheiro de Amor que há quase 20 anos não se apresentava na Capital. “É um presente especial pela preservação da cultura do Carnaval e pela alegria de todos. Vamos aproveitar a diversidade do evento que foi organizado para atender a todos os gostos”, aplaudiu o secretário. “Temos samba, pagode, rock, música eletrônica e Hip Hop, além de uma programação especial para crianças”, completou ao reafirmar o empenho da equipe que está trabalhado diuturnamente para garantir segurança e entretenimento de qualidade para a população durante todos os dias.

A Festa continua até o dia 13 de fevereiro

Na Praça 08 de Abril, os festejos acontecem de 10 a 13 de fevereiro (sábado, domingo e segunda-feira), a partir das 18h. Já na Praça da Mandioca, um dos locais mais tradicionais de Cuiabá, a ‘folia’ começa um dia antes, na sexta-feira dia 09, no mesmo horário. Diferentemente do ano anterior, a população vai ter cinco dias de festa na Praça da Mandioca. E como já dissemos que a inclusão marcou a abertura da festa, o evento também vai se estender pelos bairros da cidade, entre eles, Bairro Pedra 90, Parque Cuiabá e Avenida Mato Grosso. A programação completa será divulgada ao longo da semana. Vale lembrar que em todos os dias de festa, a entrada é gratuita!