Sábado, 18 de Maio de 2024

O BOOM DA NOTÍCIA Quinta-feira, 22 de Dezembro de 2022, 08:01 - A | A

Quinta-feira, 22 de Dezembro de 2022, 08h:01 - A | A

SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Prefeitura de Várzea Grande revitaliza sinalização horizontal nos cruzamentos das principais avenidas

O Bom da Notícia/ com assessoria

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana (Semob), realizou, ao longo desta semana, diversas obras de revitalização da sinalização horizontal e vertical nas principais avenidas do Centro, como Couto Magalhães, Filinto Müller, Castelo Branco, Capitão Costa, Arthur Bernardes, Travessa Poconé, entre outras, tudo conforme diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A sinalização horizontal consiste na pintura de faixas de pedestre, divisão de fluxo, redutores de velocidade, parada obrigatória, entre outros. Já a sinalização vertical compreende todas as placas de trânsito. “Essa sinalização nova vai proporcionar mais segurança para os pedestres e orientar os condutores de veículos. Importante alertar aos motoristas que onde existe uma malha amarela no cruzamento, é proibido parar pois se tratam de vias com grande fluxo. Na hora que o sinal estiver fechando não é para travar o trânsito, como tem acontecido”, explica o secretário municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes.

O investimento nos serviços de melhoria foi de cerca de R$ 300 mil, oriundos do Fundo Municipal de Trânsito e Transporte Urbano. “Por lei, todos os valores arrecadados com multas, concessão de alvarás, entre outras fontes que compõem esse fundo devem ser revertidos em educação e melhorias no trânsito, com o objetivo principal de reduzir o número de acidentes”, afirma o secretário.

No primeiro semestre deste ano, a Prefeitura já investiu mais de R$ 2 milhões na sinalização de trânsito em cerca de 30 bairros, como Costa Verde, Santa Maria, Canelas, Planalto Ipiranga, Ipase, Jardim Aeroporto, entre outros. Nesses locais, houve a implantação de mais 250 placas novas e manutenção de 180 já existentes, 20 quilômetros de pintura e demarcação horizontal de sinalização, além de redutores de velocidade e faixas de pedestres. “Em 2023, retornaremos com ações em outras avenidas e bairros”, afirma Breno Gomes.