A Guarda Municipal de Várzea Grande prendeu, na tarde desta quarta-feira (14), três suspeitos com idade de 26, 28 e 31 anos, ambos possuem diversas passagens criminais e são suspeitos de atuarem em furtos de módulos eletrônicos de caminhões ocorridos em municípios do interior de Mato Grosso. A ação contou com o apoio do Centro de Inteligência Municipal de Segurança, além das equipes do GAP do 10º e do 4º Batalhão.
Por meio de sistemas de alerta, monitoramento e análise de dados, o Centro de Inteligência identificou o veículo utilizado nos crimes — um Hyundai HB20, de cor preta, suspeito de envolvimento em furtos registrados nas cidades de Nova Marilândia, Arenápolis e em outras regiões do estado.
A equipe da VTR GM foi informada via telefone de que indivíduos, utilizando o referido veículo, haviam acabado de tentar furtar o módulo eletrônico de uma carreta estacionada em frente a uma empresa recuperadora, localizada na Rodovia dos Imigrantes, KM 29, bairro São Mateus. O proprietário do caminhão percebeu a ação e correu em direção aos suspeitos, que fugiram rapidamente, entrando no veículo de apoio.
Com o auxílio das equipes do GAP do 10º e 4º Batalhão e o monitoramento em tempo real, foi possível localizar o automóvel na região do bairro Jardim dos Estados. Durante a abordagem, os GM’s encontraram no interior do carro diversas ferramentas, possivelmente utilizadas para a subtração de módulos de carretas.
Ainda conforme apuração, câmeras do Vigia Mais apontaram que o veículo circulou durante a madrugada por municípios do interior do estado, vindo de Arenápolis. Foi confirmado o registro do Boletim de Ocorrência nº 202614120, referente ao furto de um módulo de carreta ocorrido em Nova Marilândia, às 1h37 da manhã desta quarta-feira (14). O motorista da carreta furtada relatou que, ao analisar imagens de câmeras de segurança, visualizou o HB20 escuro dando apoio à ação criminosa.
O monitoramento também indicou que o veículo permaneceu estacionado por um período em frente a uma residência no bairro Cidade de Deus, onde possivelmente os módulos furtados teriam sido deixados. Com apoio do GAP 03 do 4º Batalhão, as equipes se deslocaram até o local, porém nenhum material ilícito foi encontrado.
Diante dos fatos, os suspeitos foram encaminhados à Central de Flagrantes para as providências cabíveis, sem lesões corporais. O uso de algemas foi realizado conforme a Súmula Vinculante nº 11 do Supremo Tribunal Federal.
A ocorrência reforça a importância da integração entre tecnologia, inteligência e atuação operacional das forças de segurança no combate à criminalidade e na promoção da segurança da população.
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2


