Sábado, 25 de Maio de 2024

POLÍTICA NACIONAL Terça-feira, 22 de Novembro de 2022, 15:31 - A | A

Terça-feira, 22 de Novembro de 2022, 15h:31 - A | A

Alckmin anunciará nesta terça parlamentares da equipe de transição

Política Nacional

Geraldo Alckmin
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Geraldo Alckmin

Nesta terça-feira (22), o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) disse que anunciará os nomes de parlamentares que irão fazer parte da equipe de transição de governo.

"Hoje às 13h, anunciamos os parlamentares que comporão os grupos de trabalho da transição. E também os responsáveis pelos relatórios que, por orientação do presidente @LulaOficial, farão uma radiografia da gestão com recomendações para recuperarmos as políticas públicas do país", disse o vice-presidente no Twitter.

Alckmin foi escalado por Lula para coordenar o gorverno de transição após a vitória do petista no segundo turno das eleições de 2022. Até o momento, foram escolhidas 31 áreas para políticos e especialistas técnicos definirem e apresentarem diretrizes ao futuro governo de Lula, a equipe total de transição, até esta terça, soma mais de 280 integrantes.

Lula recebe alta após cururgia e segue para Brasilia nesta terça

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva ( PT ) deve chegar a Brasília na noite desta terça (22) após se submeter a uma cirurgia de retirada de uma lesão na garganta, há dois dias, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo .

Lula ainda não tem previsão de agenda, já que, por orientação médica, deve evitar discursos e o uso excessivo da voz nos próximos 15 dias - prazo de recuperação da cirurgia.

Após chegar na capital federal, a ideia é que o petista vá ao Centro Cultural Banco do Brasil — local onde ocorrem os trabalhos da transição— já na quarta-feira (23).

O presidente eleito deverá participar de reuniões internas da equipe. A presença de Lula em Brasília é aguardada com pelos aliados, em especial porque há expectativa de que sejam anunciados nomes dos primeiros e/ou primeiras ministros/as da nova gestão do Executivo.

Apesar da visita de Lula a Brasília, há uma orientação da equipe médica de que o petista faça um repouso nos dias seguintes ao procedimento. O presidente eleito já está podendo falar, no entanto, sem excessos. O ideal é que ele só volte a fazer discursos dentro de uma semana.

Lula realizou uma laringoscopia para retirada de leucoplasia da prega vocal esquerda. De acordo com o boletim médico, o procedimento mostrou ausência de neoplasia.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.


Fonte: IG Política