Sexta-feira, 12 de Julho de 2024

POLÍTICA NACIONAL Terça-feira, 04 de Julho de 2023, 15:31 - A | A

Terça-feira, 04 de Julho de 2023, 15h:31 - A | A

Aprovado título de Capital Nacional do Rocambole para Lagoa Dourada

Agência Senado

A Comissão de Educação (CE) aprovou, nesta terça-feira (4), projeto que confere ao município de Lagoa Dourada (MG) o título de Capital Nacional do Rocambole. O Projeto de Lei (PL) 2.209/2021, do deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG), recebeu voto favorável do senador Carlos Viana (Podemos-MG) e segue agora para sanção, a não ser que haja pedido para análise no Plenário.

Na reunião, o projeto foi lido pela relatora ad hoc senadora Damares Alves (Republicanos-DF). Segundo a senadora, a posição estratégica do município, localizado entre as cidades de Belo Horizonte, São João del Rei e Tiradentes, contribuiu para popularizar a tradição do rocambole.

— A concessão do título de Capital Nacional do Rocambole a Lagoa Dourada proporcionará maior visibilidade a essa importante manifestação cultural e gastronômica do município, o que servirá como impulso não só para a permanência da tradição, mas também para geração de emprego e renda para a população local — disse Damares.

História

Lagoa Dourada possui cerca de 12 mil habitantes e economia baseada na pecuária leiteira, produção de hortigranjeiros e de rocambole. A tradição do doce, de acordo com o relatório, remonta a uma família local descendente de libaneses que se tornou famosa na década de 1960, sendo o doce vendido em vários estabelecimentos.

A importância do rocambole de Lagoa Dourada para a economia e a cultura local foi oficializada em 2007, quando foi inventariado como Patrimônio Imaterial Municipal pelo Inventário do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), resguardado pelo Instituto Estadual de Preservação do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado