Quinta-feira, 22 de Maio de 2025

POLÍTICA NACIONAL Quinta-feira, 01 de Julho de 2021, 10:37 - A | A

Quinta-feira, 01 de Julho de 2021, 10h:37 - A | A

Projeto prioriza matrícula de filhos de vítimas de violência doméstica em escolas privadas

Câmara dos Deputados

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Deputado Benes Leocádio concede entrevista. Ele usa terno cinza claro e máscara facial
Leocádio: escola é um lugar de proteção para crianças e adolescentes

O Projeto de Lei 1705/21 determina que os filhos ou dependentes de mulheres vítimas de violência doméstica terão prioridade para matrícula em escolas públicas da educação básica, mas, se faltar vaga, o poder público assegurará a matrícula em instituição privada de ensino.

A Lei 13.882/19 já garante prioridade para a mulher em situação de violência doméstica e familiar matricular seus dependentes na escola de educação básica mais próxima de seu domicílio, ou transferi-los para essa instituição, mediante a apresentação dos documentos comprobatórios da violência. A matrícula deve ocorrer independentemente da existência de vaga.

A proposta em análise na Câmara dos Deputados assegura a matrícula em escola privada no caso de falta de vaga na escola pública.

Autor do texto, o deputado Benes Leocádio (Republicanos-RN) diz que a violência doméstica é uma tragédia com graves consequências físicas, emocionais e psicológicas para a mulher agredida e seus filhos, "expostos a ambiente de violência e atingidos também por violência, senão física, psicológica e simbólica".

Ele ressalta que a escola é um espaço de acolhimento emocional e de proteção para os alunos. "Assim, é razoável que se dê prioridade a essa clientela para a matrícula", conclui.

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; de Educação; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Lara Haje
Edição - Natalia Doederlein