O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), anunciou nesta quarta-feira que, em decisão conjunta com os vereadores, os ambulantes que ocupam as calçadas do Centro Histórico do município serão realocados temporariamente para o Shopping Orla. Nos últimos dias, a Prefeitura de Cuiabá notificou os ambulantes para que deixassem as calçadas do Centro de Cuiabá em até 30 dias.
Segundo o prefeito, os ambulantes terão o prazo de três meses, após se instalarem no Shopping Orla, para apresentar um plano de negócios e, assim, poderem ficar fixos no ponto comercial cedido pela prefeitura. Caso não apresentem o plano, deverão deixar o local.
“Na conversa com os vereadores, decidimos que os ambulantes da 13 de Junho poderão usar temporariamente algumas bancas do Shopping Orla até que possamos fazer uma adaptação para um local mais apropriado. A permissão temporária será de três meses, até que o ambulante possa apresentar um plano de negócios da própria banca no ponto do shopping”, disse.
Abilio também enfatizou que a realocação temporária não tem o objetivo de incentivar novos ‘comerciantes irregulares’ a ocupar as calçadas do Centro da cidade, e que, com a medida, espera-se que os ambulantes possam se adaptar a um novo modelo comercial no Shopping Orla.
“Mas não estamos querendo estimular que eles pensem que têm o direito de ocupar uma banca porque invadiram uma calçada. Não é assim! Caso contrário, acharão que estamos premiando quem invade calçadas, e logo outras pessoas poderão invadir para tentar conseguir um ponto de venda. Portanto, é uma solução temporária para que eles possam fazer a transição para um novo modelo de negócio”, pontuou.