Segunda-feira, 19 de Maio de 2025

POLÍTICA Terça-feira, 26 de Julho de 2022, 14:22 - A | A

Terça-feira, 26 de Julho de 2022, 14h:22 - A | A

DENÚNCIA

Animais sacrificados, maltratados e falta de remédios no Centro de Bem Estar Animal de Cuiabá

O Bom da Notícia

Hoje pela manhã estivemos fiscalizando o Centro e nos deparamos com imagens agonizantes.

Recebemos uma denúncia via Whatsapp e ja estamos encaminhando todos os documentos e imagens para o Ministério Público do Meio Ambiente.

No próprio vídeo vai perceber que servidores confirmam a falta de remédios e eutanásia em animais que são considerados “sem solução”.

Encontramos também ambulâncias lado a lado com viaturas do centro de zoonoses, área de banho de sol completamente destruída e falta de comprometimento da atual gestão com os animais abandonados.

Assista o vídeo completo e veja como a atual gestão trata os animais. Não tem VACINA anti-rábica, remédios vencidos, não tem o básico. Nosso trabalho continua em defesa do animais, fiscalizando e denunciando.

Em nota, a Prefeitura de Cuiabá classificou a denúncia como 'informações levianas e irresponsáveis'. Em relação aos animais mortos estocados na câmara fria, a prefeitura enfatizou que trata-se de um procedimento padrão. 

A Prefeitura de Cuiabá esclarece:
- São irresponsáveis e levianas as informações propagadas de que animais são eutanasiados de forma criminosa e deliberada no canil administrado via Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), via Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA);
- Com relação aos animais em óbito, acomodados em uma câmara fria, é necessário explicar que trata-se de um procedimento padrão, atendendo as regras sanitárias, por meio do descarte adequado. O procedimento é realizado via empresa terceirizada, a qual realiza a remoção periodicamente, conforme a demanda;
- Recentemente, a Diretoria de Bem-Estar solicitou a testagem em massa dos 27 animais atualmente alocados no abrigo, a fim de constatação do real quadro clínico de cada um, bem como a presença de enfermidades infectocontagiosas, que colocam em risco à saúde pública;
- Desse total, seis animais apresentaram resultados positivos para leishmaniose. Atendendo à Lei Federal nº 14.228/21, a eutanásia é utilizada para amenizar o sofrimento do animal em estágio avançado da doença. A legislação prevê que fica vedada a eliminação da vida de cães e gatos, exceto, em casos de eutanásias, oriundos de doenças graves incuráveis que colocam em risco a saúde humana e de outros animais;
- A respeito de remédios de uso veterinário com data de validade expirada (que já estavam acondicionados para o descarte em uma caixa de isopor), permanecem à disposição para posto de coleta especializados pelo recebimento deste tipo de material;
- Sobre o pátio, utilizado para concessão do procedimento denominado banho de sol dos pets, a Empresa Cuiabana de Serviços Urbanos (Limpurb) enviou, na tarde de hoje (26), um diretor-técnico de limpeza para adoção das medidas cabíveis.
- Por fim, salienta que os demais animais permanecem em boas condições de saúde para receber um novo lar, sem quaisquer intercorrências.
Centro Controle de Zoonoses (CCZ)
- Atinente às ambulâncias estacionadas no pátio da unidade, externa que os veículos estão no local aguardando posteriores decisões do município e não oferecem riscos ao desempenho das atividades e tampouco, encontram-se irregulares;
- Já sobre a aplicação de vacinas antirrábicas, o CCZ assegura que os imunizantes estão sendo aplicados normalmente e o abastecimento dos estoque mantêm-se em dia, à disposição dos munícipes interessados.
- Por fim, a Prefeitura de Cuiabá reitera o seu compromisso com à causa animal e lisura à administração de recursos públicos. Nesse sentido, após receber denúncias por meio da Ouvidoria Geral, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável requereu à Secretaria de Governo - há cerca de trinta dias - auditoria perante à Diretoria de Bem Estar e também no Centro de Controle de Zoonoses versando a garantia de transparência pela gestão.