Terça-feira, 22 de Julho de 2025

POLÍTICA Terça-feira, 18 de Agosto de 2020, 09:08 - A | A

Terça-feira, 18 de Agosto de 2020, 09h:08 - A | A

PT OFICIALIZA DISPUTA

Barranco retoma disputa ao Senado pelo PT e Henrique Lopes assume vaga no Legislativo

Vivian Nunes/ Especial para O Bom da Notícia

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) oficializou nesta última segunda-feira (17), sua pré-candidatura, na disputa ao Senado.  Em vídeo que passou a circular nas redes sociais, o parlamentar petista comunica - que atendendo ao chamado do seu partido -, voltou a colocar o seu nome à disposição para disputar a eleição ao Senado, que ocorrerá no dia 15 de novembro.  

Como, aliás, já havia feito quando ainda a eleição suplementar estava marcada para abril e suspensa pela presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Rosa Weber, quando o pleito ainda estava marcado para 26 de abril.

A suspensão ocorreu por medida de segurança diante da pandemia de coronavírus. A decisão atendeu pedido do presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Gilberto Giraldelli, que manifestou ao TSE preocupação com o evento com a entrada de um vírus de fácil disseminação e de alta letalidade.

Nas redes sociais, Barranco confirma sua disposição de retomar a disputa, como o nome escolhido do PT em Mato Grosso. Inclusive, se licenciando da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

“Está confirmado, sou pré-candidato pelo Partido dos Trabalhadores ao Senado da República, por Mato Grosso. As eleições vão ocorrer, concomitantemente, com a escolha de prefeitos e vereadores no dia 15 de novembro”, comunica Barranco em publicação nas redes sociais.  

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) oficializou na tarde desta segunda-feira (17), sua pré-candidatura, na disputa ao Senado

A primeira suplência da chapa ficou com Gilmar Flores, que trabalha com o professor na rede estadual de Várzea Grande e a 2ª suplente é Eleninda Scala, professora aposentada da UFMT.

Em substituição a Barranco, na Assembleia Legislativa, assume por 60 dias o professor Henrique Lopes (PT), liderança do Sindicato dos Profissionais de Educação (Sintep-MT) que, nas últimas eleições, de 2018, acabou na suplência, apesar de ter assegurado 18.300 votos. Ele foi o 21 candidato mais votado, não se elegendo por conta das regras e cálculos de votos do coeficiente eleitoral.   

Contudo, Henrique, um dos professores e sindicalistas mais respeitados dentro do Sintep, teve votação superior a muitos deputados que hoje atuam no  parlamento estadual. Como, por exemplo, os deputados Wilson Santos (PSDB), Dr. Eugênio (PSB), Sílvio Fávero (PSL), Dr. Gimenez (PV), Paulo Araújo (Progressistas) e João Batista (Pros).  

“Quero comunicar que o nosso querido companheiro e primeiro suplente, professor Henrique Lopes, assumirá a vaga de deputado estadual a partir do dia 30 de setembro até o mês de dezembro, período no qual me afastarei das funções na Assembleia Legislativa para dedicar exclusivamente ao Senado da República”, finaliza.  

Veja vídeo