O deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos) participou nesta segunda (21.07), da Festança de 2025 do município de Vila Bela da Santíssima Trindade (562 km de Cuiabá). Na solenidade - ao lado do Ginásio ‘Melânio de Assunção’ -, aconteceu uma celebração eucarística, além da dança do Congo no início, a dança do Chorado e cortejo pelas ruas da cidade.
A festividade que iniciou em 16 de julho segue até o dia 28, na primeira capital do Estado de Mato Grosso.
“A festança de Vila Bela da Santíssima Trindade não é apenas uma celebração local, mas um marco para a identidade cultural e histórica de Mato Grosso, ajudando a manter vivas as tradições que formaram o estado. Além disso, impulsiona o turismo e a economia regional, consolidando-se como um evento de relevância estadual e nacional. É um resgato histórico e cultural," destacou o deputado Moretto.
Fazem parte da programação, ainda, as rezas cantadas que são realizadas nas casas do rei, rainha, imperador, imperatriz e juízes, os festeiros do evento. A agenda de rezas cantadas ocorre em todas as quatro homenagens religiosas da Festança.
O prefeito de Vila Bela Dr. André (MDB), o secretário de Estado de Esporte Cultura e Lazer David Moura, os deputados estaduais Dr. João (MDB), Eliseu Nascimento (PL), Juca do Guaraná (MDB), Júlio Campos (União), o suplente Edcley Coelho (PSB), a deputada federal Gisela Simona (União) e autoridades locais também estiveram presente na solenidade.
À jornalistas, Gisela Simona - única parlamentar de Mato Grosso declaradamente negra e membro da bancada negra na Câmara dos Deputados desde a sua criação -, fez questão de registrar que quando assumiu uma cadeira no Parlamento federal, apresentou o Projeto de Lei nº 5810/2023 que reconhece a Festança de Vila Bela da Santíssima Trindade como patrimônio cultural imaterial do Brasil. Ao lembrar que o evento é celebrado há mais de dois séculos. Em um município onde Teresa de Benguela, é reconhecida como símbolo da resistência contra a escravidão, ao liderar o Quilombo do Quariterê.
A Festança é realizada pela Associação das Tradicionais Irmandades de Vila Bela da Santíssima Trindade, com apoio da Prefeitura Municipal, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e patrocínio do Governo do Estado.