Terça-feira, 01 de Julho de 2025

POLÍTICA Terça-feira, 25 de Outubro de 2022, 16:29 - A | A

Terça-feira, 25 de Outubro de 2022, 16h:29 - A | A

RETA FINAL DAS ELEIÇÕES

Bate-boca entre petistas e bolsonaristas leva Botelho a cancelar sessão esta semana 

Luciana Nunes/ O Bom da Notícia

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Eduardo Botelho (UB), cancelou a sessão plenária desta quarta-feira (26), na Casa de Leis por conta do segundo turno das eleições presidenciais.

A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do parlamentar ao O Bom da Notícia

A medida é para evitar bate-boca e polarização entre parlamentares que apoiam o atual presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) e apoiadores do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Ao saber sobre as possibilidade de entrar em pauta as moções de repúdio, Botelho conversou com os parlamentares por meio de um grupo de WhatsApp, que definiram que o melhor seria cancelar a sessão e retornar apenas quando cenário eleitoral estiver definido.

Importante lembrar que na semana passada, durante a sessão houve bate-boca entre o deputado Gilberto Cattani (PL) e os colegas de esquerda  Lúdio Cabral (PT) e Valdir Barranco. 

 

A discussão começou depois que a Casa aprovou com dez votos a favor, quatro contra e 13 abstenções, uma moção de repúdio a “qualquer ato de censura contrário aos ditames da Constituição Federal”, de autoria de Cattani.

O autor e o deputado Ulysses Moraes (PTB) bradaram contra o que chamaram de “ditadura do Judiciário”, enquanto os parlamentares Lúdio Cabral e Valdir Barranco, pediram respeito à separação dos poderes. 

Pesquisa

A quarta pesquisa Ipec para o segundo turno das eleições para a Presidência da República foi divulgada nesta segunda-feira (24). O levantamento mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 50% das intenções de voto e o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), com 43%. De acordo com a pesquisa, votos brancos e nulos somam 5% e 2% não sabem ou não responderam.

Importante lembrar que no primeiro turno no Estado de Mato Grosso, Jair Bolsonaro obteve 59,84% (1.102.866 votos) e Lula 34,39% (633.748 votos). O segundo turno ocorre neste domingo (30).